Blog

8 motivos para viajar para Bonito

Não é novidade que o Brasil é um campeão se falarmos em belezas naturais: belíssimas praias, cadeias de montanhas e a maior floresta tropical do mundo. Mas, se você é um pouco mais aventureiro e quer uma viagem surpreendente, conheça Bonito!

 

 

 1. Polo do ecoturismo no Brasil

 

O destaque da cidade, localizada no Mato Grosso do Sul a 300 quilômetros da capital Campo Grande, fica por conta das grutas e cavernas, cachoeiras de água cristalina e rios. Os rios de Bonito são transparentes por causa da geologia do lugar que é composta por muitas rochas, principalmente o calcário.


 


 

2. Lazer para todos os gostos

 

O que fazer em Bonito? As opções são muitas.

 

Trilha pilotando quadriciclo, andar de caiaque e tirolesa nos parques ecológicos e rios, relaxar e nadar em cachoeiras. É possível fazer flutuação nos rios cristalinos e ter visibilidade incrível da diversidade de peixes e vasta flora aquática. Também tem locais para contemplação de outros animaizinhos como as araras da região e as belíssimas grutas. Praticar arborismo e curtir mergulhos também constam no rol... E, para quem prefere mais tranquilidade, tem até balneário com estrutura de praia!


 

 

Todos os passeios oferecem a estrutura de trajes de segurança. O uso de capacetes e roupas de neoprene é comum :)

 

3. Conhecer parte da história do Brasil

 

O ponto turístico mais famoso de Bonito, a Gruta do Lago Azul, tem cerca de 60 milhões de anos e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lá, já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos. Legal, né? A dica é que o local é apenas para visitação. Até hoje não se sabe a profundidade máxima do lago.

 

Na Gruta do Lago Azul também existe um crustáceo pré-histórico, tão antigo como os próprios dinossauros. O nome da espécie é Potiicoara Brasiliensis, catalogado em 2002, e é um camarão de água doce.

 

 

Bonito fica próximo à divisa do Brasil com o paraguai. Durante a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870, a cidade foi um entreposto entre as tropas.

 

4. Culinária local

 

Para manter o gás durante tantos passeios, a bebida local, Taboa, é carinhosamente preparada com aguardente, mel, canela, guaraná em pó e outras ervas. Tudo bem artesanal. A embalagem é feita com um tipo de capim abundante na região e o consumo se dá em copos de cerâmica.

 

Entre os pratos típicos de Bonito  destacam-se os peixes e frutas encontrados no Pantanal. Peixes na técnica da telha, molho de frutas locais, farofas e até sashimi de piranha são alguns dos pratos encontrados na região

 

A proximidade com o Paraguai já ajuda você a conhecer um pouco da culinária do outro lado da fronteira também. Em alguns locais de Bonito é possível provar a sopa paraguaia, uma espécie de bolo salgado. Leva milho, leite, óleo, queijo em abundância e cebola!

 

5. Esqueça o carro!

 

Trânsito, fumaça e buzinas ficam para trás em Bonito. A maioria das visitações ocorrem por transporte coletivo e chegando aos locais o transporte é totalmente ecológico: você pode aproveitar passeios com bicicleta, andando à cavalo, por meio de botes e a pé nas trilhas.

 

 

6. Fotos maravilhosas

 

A natureza exuberante de Bonito rende ótimas fotografias e é uma das poucas viagens pelo Brasil que você conhece por ângulos tão inusitados como a copa das árvores e em baixo da água. Impossível não sair de lá com muitos cliques na câmera fotográfica. A cidade do Mato Grosso do Sul já foi, inclusive, cenário de novelas da Globo.

 

 

7. A cidade apoia a sustentabilidade

A cidade apoia a sustentabilidade Os passeios em Bonito são planejados. A preocupação com horários e o número de visitantes nos locais visa proteger o meio ambiente da região. A cidade faz parte do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e existem mais de 4.000 espécies de plantas e mais de 2.000 espécies de peixes e aquáticos.

 

 

8. Viver experiências novas

 

Uma coisa que acreditamos muito é conhecer outras culturas e se aventurar pela vida. Qual o melhor jeito de aprender sobre o Brasil que viajando? Em Bonito - MS pela primeira vez muito dos nossos viajantes conhecem a fauna e a flora do cerrado e exercitam o corpo em contato com a natureza.

 

Viaje com a gente!

 

Para conhecer Bonito de verdade, e usufruir de todo o seu potencial, é importante estar na companhia de profissionais experientes e com profundo conhecimento na área para organizar os passeios e as visitas aos locais. A maior parte dos atrativos está disperso pela região. Facilite sua viagem e aproveite o descanso! Nós planejamos o roteiro, cuidamos do transporte e preparamos com carinho a sua estadia :)