Blog

Pomerode! Conheça a cidade mais alemã do Brasil!

É possível mergulhar em diversas culturas sem sair do país. Pomerode é um desses lugares, que traz no seu cotidiano um pedacinho da Alemanha

 

Esta pequena e próspera cidade, situada no "Vale Europeu", é uma das responsáveis para o Vale do Itajaí ter este título.

A região fazia parte da Colônia Blumenau, onde em 1863 recebeu diversos imigrantes da Pomerânia, que ocuparam lotes ao longo do Rio do Testo. A grande maioria dos habitantes é de descendência alemã e ainda hoje cerca de 80% da população fluentemente fala o idioma dos antepassados.

Os costumes se mantiveram intactos desde a chegada dos primeiros colonos, seja nas construções de estilo enxaimel, seja nas festas e bailes, nos jardins floridos das casas, nos clubes de caça e tiro.

Mesmo com toda esta tradição, a pequena cidade tem um pólo industrial moderno e uma das melhores qualidades de vida do país.

Festas

Pomerode é conhecida por diversas festas típicas alemãs. É o caso da Festa Pomerona, são 10 dias com músicas, danças, muito chope e comidas típicas da Alemanha.

O ponto alto é casamento. Onde os noivos e convidados, vestidos com roupas típicas, participam de diversas cerimônias, sendo o quebra-cacos a mais diferente. Louças são quebradas para trazer sorte à união.

O evento conta ainda com a competição knüppelwerfe (arremesso de peso) e o scheibenschiessen (tira ao alvo).

 

Culinária

A atmosfera germânica da cidade traz restaurantes bem acolhedores e convidativos para degustar os sabores de pratos típicos, como o marreco recheado, Kassler (bisteca de borco), Eisben (joelho de porco), entre muitos outros.

A cidade conta ainda, além dos diversos restaurantes especializados na culinária alemã comlocais de produção de cerveja, chocolate e linguiça.

 

Arquitetura

Característica típica, que remonta ao velho mundo são as construções arquitetônicas. formada por construções no estilo enxaimel.

A paisagem da cidade é dominada por casinhas de madeiras e ruas em paralelepípedos. E um belo destaque para as avenidas arborizadas.

São 220 edificações no estilo enxaimel, fazendo de Pomerode o maior representante dessa arquitetura fora da Alemanhã. No bairro Testo Alta é onde se concentra boa parte da chamada Rota do Enxaimel.

 

Família

Pomerode tem um turismo para todas as idades. Além das festas típicas, há diversas opções de feiras e compras principalmente de porcelana, com itens de baixíssimo custo.

Há ainda a possibilidade de fazer um passeio pelo Zoológico, que é o maior de Santa Catarina, com mais de 1200 animais para avistar.

O parque Vila Encantada é outro ambiente curioso e um passeio imperdível para a famílias com crianças. O parque mistura modernidade e antiguidade, concentrando mais de 25 atrações. Piratas, insetos gigantes, dinossauros são alguns dos atrativos.

 

Vamos viajar?

Uma das mais tradicionais e especiais viagens da Freeway, criada e recriada desde 1986. Palco de descobertas, encontros e amizades. Uma boa oportunidade é aproveitar o feriado de Corpus Christi e conhecer a cidade. O frio catarinense ajuda a imersão na atmosfera alemã. O que está esperando? Vamos viajar.

Vale Europeu... Pertinho... Aqui no Brasil! Em um só feriado, um desfilar das heranças culturais, folclóricas e gastronômicas dos alemães, italianos, austríacos e poloneses... Palco de descobertas, encontros e amizades. E uma natureza de dar inveja aos ancestrais do Velho Continente... Pomerode, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho... Não esqueça o sotaque.. Willkommen!! Benvenuto!! Powitanie. Bem-vindos todos!!

Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida: 11 5088-0999