Blog

Patagônia Run - Você já está preparado para essa impressionante corrida!

A Patagônia Run é uma corrida que ocorre na cidadezinha acolhedora de San Martín de los Andes, na Argentina. Uma das paisagens mais impactantes do mundo, encravada na beleza da Patagônia Andina Argentina.

 

Com 7 tipos de percurso, a intenção é que o evento seja para todos os atletas e simpatizantes de corridas. Desde o corredor amador, até ultramaratonistas experientes em distâncias e desníveis. Ou seja, se você já corre, você pode participar! Abaixo, separamos 5 dicas para tirar as suas dúvidas.

 

1. Como escolher o seu percurso?

 

As distâncias são de 145 km, 125 km, 100 km, 70 km, 42 km, 21 km e 10 km. A dica é, se você for iniciante na modalidade, optar pelas menores distâncias. Embora o trajeto seja curto, é uma corrida nas montanhas que envolve subidas e descidas por entre os picos e planos da Patagônia.

 

 

E não se preocupe, pois não estará sozinho por lá. Na última edição, em 2017, a participação de brasileiros surpreendeu, somando 30% dos maratonistas. Foram 660 dos 2200 corredores que disputaram a oitava edição da corrida.

 

2. Por que participar da Patagônia Run?

 

O diferencial dessa maratona não está apenas no ato de correr. A Patagônia se estende do extremo sul da Cordilheira dos Andes, indo do Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico e atravessa os países Chile e Argentina. A região ocupa uma área de mais de 1 milhão de km².

 

O trecho da corrida é uma obra de arte da natureza. Com 640 metros de altitude, montanhas cobertas de florestas, rios de água transparente e uma rica biodiversidade tornam da Patagônia Run uma das mais impressionantes corridas do mundo.

 

Além de se envolver em meio a atletas motivados, você vai explorar um dos cenários mais exuberantes e selvagens do mundo. A patagônia nos oferece trilhas pela vegetação local, muito rica, contando com pinguins, baleias, grandes felinos, focas e raposas.

 

Outro destaque é o Lago Lácar ao fundo do trajeto, os rios com águas transparentes e as montanhas cobertas de vegetação e neve.

 

 

No ano passado, a Patagônia Run ganhou um título de peso. Ela passou a integrar o  calendário da Ultra Trail World Tour, circuito mundial de ultramaratonas de montanha. É a única integrante da América do Sul e está ao lado de maratonas ocorridas nos Alpes de França, Itália e Suíça. Quem fizer parte das maiores distâncias na Patagônia Run garante pontos para credenciamento nessas outras provas pelo mundo.

 

O povo argentino participa ativamente da prova. Você vai conhecer a simpatia dos hermanos enquanto motivam os corredores a não desistir nos últimos quilômetros.

 

3. O que preciso saber antes de participar da corrida?

 

Você vai correr em temperaturas baixas. Nessa época do ano (abril) o frio já chegou por lá. Nas baixas altitudes, a temperatura é agradável, mas é importante estar atento nas altitudes mais altas, em que é possível ocorrer a precipitação de neve. As temperaturas não costumam ultrapassar os 20º C.


 

 

Você pode abandonar o trajeto. Foi mais cansativo do que pensou? A equipe da Patagônia Run conta com cerca de 400 pessoas responsáveis para dar suporte aos corredores. É possível acioná-los a qualquer momento solicitando ajuda para chegar ao fim do percurso após a desistência.

 

4. O que levar para participar?

 

O evento disponibiliza um kit básico com a retirada no dia da maratona. Além desse kit, os itens obrigatórios para todos os corredores são o certificado médico e o número do corredor, fixado à frente e em local visível.

 

Já para os corredores de maiores distâncias, é necessário apito de emergência ou náutico,
luz frontal, lanterna e manto de sobrevivência.

 

5. O que ganha o vencedor da Patagônia Run?

 

O prêmio em dinheiro são só para os corredores dos 145 quilômetros, indo de $ 20.000 a $ 5.000 conforme a classificação. Para os outros percursos, os 3 primeiros lugares ganham troféus e brindes de patrocinadores.

 

Todo mundo que cruza a linha de chegada ganha medalha e o maior prêmio, no fim, é o sentimento de bem-estar e a emoção de completar o trajeto que envolve dificuldades físicas e superação, além do passeio por esse local tão especial e quase inexplorado pelo homem. Após a corrida, a recepção é calorosa. Todos se encontram e trocam suas experiências. Isso não tem preço!

 

 

Ficou interessado em participar dessa aventura? Nós temos pacotes com translado e estadia garantidos, além dos nossos anos de experiência levando apaixonados por viajar (e correr) para os seus destinos! Veja pacote Patagônia Run.

 

A Freeway é a operadora brasileira oficial da Patagônia Run! Oferecemos 10% de desconto na inscrição. Não perca!