Blog

Islândia: Curiosidades Sobre o País Mais Incrível do Mundo

A segunda maior ilha europeia forma um país peculiar, a Islândia. Uma ilha vulcânica de paisagens surpreendentes com uma população pequena, mas muito feliz e desenvolvida.

A Islândia é um país tão único, que fica até difícil compará-la com outros países do mundo. Um caso a parte da Europa, uma ilha que tá ali no caminho para a América e também no Polo Norte.

islandia pais mais incrivel do mundo

História da Islândia

A Islândia, assim como as suas ilhas nas redondezas formaram-se devido a grande atividade vulcânica da região. 

É certo que os escandinavos chegaram na ilha no século IX, mas através do radiocarbono detectou-se que já haviam habitantes séculos antes.

A capital Reykjavik foi fundada no ano de 874. E outro marco histórico é a fundação do Alþingi, parlamento islândes, no ano 930 que funciona até hoje. Considerado o parlamento mais antigo da história da humanidade.

A Islândia passou por sucessivos movimentos de independência da escandinávia, até efetivamente se tornar independente da Dinamarca e ser uma República.

Ao longo da sua história, também sofreu com a Peste Negra e passou em 1783 pela Aflição da Névoa, com a erupção do vulcão Laki, que matou metade das espécies de animais, diversas plantas e parte da população. 

 

Onde fica e como chegar na Islândia

A Islândia fica bem a noroeste do continente europeu. 286 km da Groenlândia, 795 da Escócia e 950 da Noruega.

A ilha vulcânica localiza-se no cruzamento da placas tectônica Euroasiática com a Norte-Americana. Em uma zona de vulcões muito ativos.

Para chegar até a ilha o mais indicado é pegar voo a partir da Europa. Para quem sai do Brasil, Paris, Amsterdã e principalmente Londres são as cidades mais indicadas para a conexão.

Outra rota é sair da América do Norte, EUA ou Canadá. Mas além de pouco mais demorado, será necessário visto a parte. Vale se planejar para aproveitar as conexões também. 

Qual a melhor época para viajar para a Islândia?

Depende muito. O que você quer curtir? É bom se atentar aos extremos da Islândia. No verão, pode-se ter 20 horas de sol seguido e temperaturas amenas. Ideal para muitos passeios ao ar livre. 

No Inverno, as temperaturas ficam bem baixas, a noite reina no céu. Mas é na escuridão que surge um dos espetáculos mais aguardados para os turistas da ilha, as Auroras Boreais. 

Em geral gostamos de viajar em novembro, quando o inverno ainda não chegou forte e a Aurora Boreal já pode ser vista! 

 

Islândia - curiosidades do país mais incrível do mundo

Terra do gelo e do fogo, o país traz vários exemplos de desenvolvimento social e ambiental. Lá também encontramos uma série de curiosidades que nos fazem questionar se a Islândia realmente faz parte desse mundo.

Apesar de já ter desempenhado um papel secundário - num palco onde os vizinhos nórdicos da Suécia e da Noruega eram os principais personagens -  a Islândia começou a ganhar todos os holofotes, para mostrar ao mundo do turismo tudo o que perdeu nestes anos.

Enormes cavernas subterrâneas de gelo em expansão, vulcões dos mais imponentes, relaxantes piscinas de  banhos termais, cachoeiras, gêiseres, praias de areia negra, campos de lava fumegante, aurora boreal, sol da meia noite e uma população inteira com certo grau de parentesco.

Sem contar as paisagens tão convincentemente lunares que astronautas americanos que pousaram na Lua andaram treinando por lá... Talvez o único desequilíbrio que a Islândia apresente é o excesso de oferta das mais belíssimas paisagens que o mundo jamais poderia ter imaginado...

Separamos 18 razões que tornam a Islândia o país mais incrível do mundo. Isso porque nem citamos a Bjork, a gastronomia exótica e um museu dedicado ao pênis.

1. Islândia: população familiar

São apenas 300 mil habitantes, em uma ilha de mais de 100 mil km². Para se ter uma ideia, é uma população menor do que a cidade de Florianópolis, em uma ilha quase 200 vezes maior que a ilha de Santa Catarina.

A capital Reykjvik é a maior cidade da ilha e a população similar a uma cidade interiorana, faz com que todo mundo não apenas se conheça, mas que em algum grau seja parente. Isso ocorreu porque os casamentos se limitaram aos habitantes da própria ilha.

Somado a isso, os islandeses não possuem sobrenomes. Utilizam o nome do pai e adicionam “son” para os homens e “dóttir” para as mulheres.

Há um site que organiza a genealogia dos islandeses, o Islendinabok. Recomenda-se, inclusive, que ele seja consultado para evitar que parentes muito próximos se relacionem. Não são nada raros os  casos de pessoas que descobriram, antes de casar, ser meio irmãos.

islandia populacao familiar

2. Islândia: sociedade exemplar

Os Islandeses também representam um dos povos mais felizes do mundo, com uma das mais altas taxas de alfabetização e desenvolvimento humano. A igualdade social é impressionante, todos frequentam os mesmos ambientes e desfrutam das mesmas escolas e hospitais, independente da ocupação profissional.

Com uma política liberalista, o país destacou-se como um dos mais desenvolvidos, mas a consequência veio na crise de 2008, que gerou muitos desempregos. Os Islandeses organizaram-se em um modelo democrático participativo, para discutir a própria constituição.

A população se colocou contra as medidas voltadas aos interesses dos grandes bancos, o que muitos críticos dizem ter sido responsável pela recuperação da ilha, diferentemente do que ocorreu com outras nações européias.

islandia sociedade exemplar

3. Mais vulcões do que jogadores

No ano de 2016, com um desempenho impressionante, a Islândia chegou nas quartas de final da Eurocopa. Após derrotar a seleção da Inglaterra, o ápice da frustração inglesa veio no comentário do ex-jogador Lineker  “Perdemos para um país que tem mais vulcões do que jogadores ”.

Veja que espetacular coreografia realizada por 10 mil islandeses durante a Eurocopa, uma união fabulosa para um país que tem míseros 3 habitantes por quilômetro quadrado.

4. Condições extremas

As paisagens da Islândia são surreais. São águas termais, lavas, pedras, gelo, lugares inóspitos e condições extremas em uma área relativamente pequena.

Na década de 60, para o treinamento do programa espacial da Apollo, a Nasa levou um grupo de astronautas para se preparar na ilha do gelo.

A cadeia de montanhas ao norte de Vatnajökull glacier serviu como referência de paisagem em comparação à superfície lunar.

 

5. Gêiser

A palavra gêiser vem do idioma islandes. Na ilha eles são extremamente comuns e estão sempre borbulhando.

Um dos mais famoso é o Strokkur. Com intensa atividade, em intervalos menores que 5 minutos, ele explode em erupções que chegam a 20 metros de altura.

islandia geiser

6. Vulcão

A atividade vulcânica também é intensa. Um único vulcão em 2010, o Eyjafjallajökull , foi responsável por fechar todo o espaço aéreo europeu. A fumaça foi tão grande que cancelou mais de 100 mil voos e estampou o noticiários por toda Europa.

O lado divertido disso tudo, foi ver os jornalistas se aventurando em pronunciar o nome do vulcão islandes. Escute a pronúncia do vulcão e tente pronunciar igual!

islandia vulcao

7. Islândia: um país de escritores

Outro fato curioso do povo islandês é o hábito literário. Como já citamos, é alta a taxa de alfabetização. As crianças são incentivadas desde cedo a cultivarem a leitura e também a escrita.

1 a cada 10 dos habitantes da Islândia já publicou um livro. Um número impressionante e sem qualquer comparativo no resto do mundo.

Há quem diga que os islandeses escrevem muito porque passam por longos períodos escuros dentro de casa. Mas a realidade é que o país apresenta uma impressionante variação de luminosidade ao longo do ano.

8. Latitude muito alta

Às margens do Círculo Polar Ártico, a ilha tem latitudes muito altas, que só não deixam o clima muito mais frio devido a corrente marítima. Mas no céu é visível essa característica.

No verão, sobretudo em junho, há dias extremamente longos, com o famosos sol da meia noite. Já no inverno, as noites chegam a mais de 20 horas. Mas também é nessa época que é possível ver as espetaculares auroras boreais.

islandia latitude alta

9. Islândia: um país de poucos insetos

As formigas dominam o nosso planeta, mas na Islândia elas simplesmente não existem. As baixas temperaturas fazem com que elas não consigam fazer seus ninhos.

Raramente são encontrados mosquitos. Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto.

Para aqueles que morrem de medo de barata, na Islândia podem ficar tranquilos, que elas nunca irão aparecer...

10. Água pura

A Islândia tem a melhor água do mundo, segundo os próprios islandeses. Ao abrir a torneira, a água já sai em uma temperatura quase congelante de 4ºC.

Ela vem diretos das fontes naturais, sem nenhum tratamento ou adição química, extremamente pura.

islandia agua pura

11. Água termal

Não pense você que toda água da Islândia é gelada. Muito comum por lá são as águas termais naturais.

A Lagoa Azul é uma das atrações mais visitadas pelos turistas. Com temperaturas médias de 38ºC, a água da lagoa é rica em sílica e outros compostos minerais, que se acredita terem efeitos terapêuticos.

islandia agua termal

12. Energia Limpa

Graças às fontes térmicas, a Islândia tem um potencial energético impressionante. Toda a energia do país é limpa e renovável.

Além das fontes geotérmicas, o país também produz energia com as hidrelétricas. Um exemplo de aproveitamento dos recursos naturais para a geração de energia limpa e barata.

islandia energia limpa

13. Islândia: uma ilha conectada

A tecnologia está sempre presente na ilha de gelo. A internet é extremamente rápida e está acessível para toda a população.

97% do território islandês tem cobertura wi-fi, os estabelecimentos comerciais todos também oferecem conexão rápida e gratuita.

Uma ilha fria e distante, mas conectada rapidamente com o mundo todo.

14. Raposa do ártico

A Islândia tem pouquíssimos insetos e uma fauna bem limitada. A abundância de animais aquáticos e aves migratórias não se repete na terra.

O único mamífero terrestre selvagem da ilha é a raposa do Ártico. Animal muito belo e combinando com a exuberância do país. Mesmo assim, pouco encontrado no meio ambiente.

Outros animais foram introduzidos pelo homem. É o caso dos cavalos, cabras, renas e ovelhas. Aliás, a população de ovelhas na Islândia é o dobro da de seres humanos.

islandia raposa do artico

15. Islândia e a Aurora Boreal

Um fenômeno espetacular e único. As explosões solares ao entrarem em contato com o campo magnético terrestre, formam um show de cores em direção aos polos.

A aurora boreal ocorre o ano todo, mas pode ser vista mais facilmente no inverno, especialmente entre novembro e janeiro e enfeitam o céu noturno desse período mais escuro.

islandia aurora boreal

16. Respeito às diferenças

A Islândia também é um país muito avançado nos direitos humanos. Muito inclusiva e tolerante com todos. Portadores de necessidades especiais, LGBTTs, estrangeiros, ninguém é considerado diferente e há oportunidades para todas as pessoas.

Além disso, é fato que a Islândia é um dos países que mais respeita a mulher. Foi lá que tivemos a primeira chefe de estado mulher da Europa e depois também a primeira chefe de governo declaradamente homossexual.

islandia respeito as diferencas

17. Islândia: um país de criaturas míticas

A Islândia tem os maiores índices de ateus e agnósticos do mundo. Mas isso não impede que a maior parte da população acredite nos seres míticos do folclore nórdico.

Colonizada pelos vikings, com mistura entre escandinavos e celtas, a Islândia preservou algumas das crenças mitológicas, mesmo com uma maioria protestante. Como aparentemente lá tudo é possível, alguns islandeses dizem se comunicar com elfos, trolls e outras criaturas da natureza.

islandia criaturas miticas

18. Islândia: o país mais seguro do mundo

Para encerrar essa lista com chave de ouro. Além de tudo isso e uma das maiores expectativas de vida do planeta, a Islândia também é o lugar mais seguro do mundo, mesmo com vulcões ativos e perigosos.

Isso porque a criminalidade lá é praticamente inexistente. O país também não tem exército e nem mesmo a polícia anda armada nas ruas. A cadeia está sempre vazia. E nos últimos anos, teve mais de 10 banqueiros condenados à prisão.

Com poucas atividades, a polícia islandesa se diverte e faz sucesso no Instagram. Confira!

islandia pais mais seguro do mundo

 

O que fazer na Islândia?

Até agora já descobrimos um pouco sobre a história irlandesa, onde ela se localiza, como chegar e algumas das fascinantes curiosidades deste país que é o mais incrível do mundo.

Já deu para perceber que o país é repleto de incríveis passeios turísticos, e para você não perder nenhum, nos tópicos a seguir separamos os pontos turísticos imperdíveis na sua viagem. Vamos então desvendar os belíssimos lugares presentes nesse extraordinário país juntos?

 

Geleira Langjökull

Para começar a lista no clima de aventura e frio da Islândia, a incrível geleira Langjökull, uma das maiores do país... além de ser extremamente alta, com seu pico em mais de 1.300 metros. Neste passeio você irá visitar o enorme túnel de gelo, se deslumbrando com a visão azul brilhante pessoalmente.

Além de também ser possível visitar as nas incríveis cachoeiras de Barnafoss e Hraunfossar, significando respectivamente, queda das crianças e queda das lavas. Como não é indicado ir sozinho por conta das condições climáticas, fazer um passeio guiado é recomendado, a vantagem é que você irá descobrir a história das geleiras, como esta foi construída e diversas outras curiosidades.

 

Parque Nacional Thingvellir

Considerado patrimônio mundial da UNESCO, este parque é repleto de paisagens espetaculares, sendo o local mais simbólico da história da Islândia. Tão belo que já foi palco de uma das series mais assistidas do mundo! Game of Thrones, teve sua quarta temporada gravada no local.

Fazendo parte do círculo dourado, o parque apoia-se em duas placas tectônicas, na da Europa e da América do Norte, que se afastam gradualmente. Sendo ali, na fissura de silfra, o único local do mundo onde é possível mergulhar e tocar em duas placas continentais ao mesmo tempo!

Existem outras fissuras pelo parque, como a Almannagjá, onde é possível andar entre elas e encantar-se com as grandes paredes naturais. Em Thingvellir, também é possível conhecer a igreja mais antiga ainda de pé do país, além de se deslumbrar com a conhecida cascata de águas cristalinas e rochas negras.

A exposição presente em seu interior permite conhecer ainda mais sobre esse fascinante lugar, sendo repleto de curiosidades e informações.

 

Diamond Beach

Você pode estar se perguntando “porque ir para a praia em um país que o frio é congelante? ”, a reposta é simples! Sua beleza exuberante e características diferentes de qualquer outra. Você já imaginou ser possível visitar uma praia repleta de blocos de gelo? Sim, na Islândia isso é possível! 

A Diamond Beach, conhecida como a praia dos diamantes traz em sua corrente para a costa diversos blocos de gelo.A Praia ainda possui a areia preta, que em contraste com o gelo branco e o céu azul formam uma verdadeira obra de arte a céu aberto.

diamond-beach-islandia

Aldeia de Vik

Esta pequena cidade com pouco mais de apenas 300 habitantes possui paisagens surpreendentes, igreja com vista para toda a cidade e casinhas de telhado vermelho que encantam qualquer viajante.

Mas a grande atração dessa pequena cidade fica em responsabilidade de sua praia, ideal para quem gosta de fotografar belas paisagens durante a viagem. Sendo outra praia de areia preta na Islândia, ela chama atenção não só por sua areia diferenciada, mas também por suas protuberantes formações basílicas.

É um ponto turístico tão conhecido e com beleza única que virou cenário da atual série de televisão “Vikings”.

 

Lagoa Azul

Não pense você que toda água da Islândia é gelada. Muito comum por lá são as águas termais naturais.

A Lagoa Azul é uma das atrações mais visitadas pelos turistas. Com temperaturas médias de 38ºC, a água da lagoa é rica em sílica e outros compostos minerais, que se acredita terem efeitos terapêuticos.

Uma enorme piscina termal, esta será a experiência tranquilizante para dar uma pausa em tudo e apenas aproveitar o momento, onde o relaxamento é garantido.

lagoa-azul-islandia

A imperdível Aurora Boreal

E por último, mas não menos importante, a aurora boreal, um fenômeno espetacular e único, é conhecida por ser visível em pouquíssimos países, sendo a Islândia um deles!

As explosões solares, ao entrarem em contato com o campo magnético terrestre, formam um show de cores em direção aos polos.

aurora boreal ocorre o ano todo, mas pode ser vista mais facilmente no inverno, especialmente entre novembro e janeiro, e enfeitam o céu noturno desse período mais escuro.

Lembre-se de ao caça-las você deve posicionar-se ao norte e ir o mais próximo possível do círculo polar ártico, sendo as cidades de Akureyri, Isafjordur e Húsavík alguns dos melhores locais na Islândia para ver a aurora boreal.

A caça pela aurora boreal pode não ser tão fácil, mas valerá a pena! Leia em nosso Blog sobre a aurora boreal  as melhores dicas para visualizá-las:

aurora-boreal-islandia

Qual a melhor época para viajar para a Islândia?

Depende muito. O que você quer curtir? É bom se atentar aos extremos da Islândia.

No verão, pode-se ter 20 horas de sol seguido e temperaturas amenas. Ideal para muitos passeios ao ar livre!

Lembrando que, mesmo no auge do verão, é difícil obter um céu completamente azul, pois o padrão do país é o clima nublado e cinzento.

No Inverno, as temperaturas ficam bem baixas, quase sempre negativas, além da noite reinar no céu.

Mas vale lembrar que é na escuridão que surge um dos espetáculos mais aguardados para os turistas da ilha, as Auroras Boreais. 

Conheça a Islândia! Viaje com a Freeway! 

A Freeway organiza viagens frequentes para a Islândia. Confira nossas saídas regulares.