Blog

No passado ela ligou Oriente e Ocidente - Conheça a Rota da Seda

Você já ouviu falar da Rota da Seda? Pois saiba que durante milênios ela ligou Ocidente e Oriente através do comércio, principalmente da seda.

 

Alexandre o Grande, Marco Polo, Genghis Khan, foram alguns dos nomes que fizeram parte da rota histórica.

Na verdade não existiu apenas uma, mas uma série de caminhos que interligava Ásia e Europa e fazia o comércio entre os continentes, antes de se explorar as rotas marítimas.

 

 

História

Não se sabe com precisão, mas acredita-se que a rota começou a ser usada inicialmente há mais de 10 mil anos atrás pelos povos antigos do Saara.

E foram muito importantes para o desenvolvimento de civilizações como o Egito Antigo, os povos Mesopotâmicos, China, Pérsia, Índia…

Isso sem falar do Império Romano e todos os povos que mais tarde contribuíram para o florescimento do Mundo Moderno.

E a Seda?! Pois bem, os chineses aprenderam a fabricar seda e mantiveram isso como segredo durante muito tempo.

E assim, despertaram o interesse da mercadoria principalmente entre o povo ocidental.

Podemos dizer que havia duas principais rotas comerciais, uma Norte e outra Sul. A Norte atravessava o Leste Europeu e a rota Sul percorria boa parte da Ásia, Oriente Médio e países como Uzbequistão e Quirguistão.

O famoso Marco Polo, foi um dos grandes exploradores que a percorreu com as suas caravanas de camelo.

Assim como Genghis Khan e seu exército dominaram a rota e intensificaram o seu comércio.

Com o tempo, as cidades que ficavam ao meio da rota foram se tornando pontos importantes comerciais. Porque, de certa forma, intermediaram o comércio entre Oriente e Ocidente.

Assim, cada vez menos se percorria as estradas por inteiro para o intercâmbio das mercadorias. E com as Rotas Marítimas e as Grandes Navegações, a Rota da Seda foi ficando para a história.

 

 

Viaje com a Freeway

Com tanta história tendo passado sobre seu solo, a Rota da Seda instiga e provoca a nossa imaginação. E representa um tesouro pleno de imagens fascinantes.  

O aroma marcante das especiarias, sedas preciosas, aldeias muradas, arqueologia única, sons vibrantes, bazares exóticos, mesquitas com cúpulas de azulejos coloridos e minaretes compridos com canções chamando os fiéis à oração.

Uzbequistão e Quirguistão: oásis de paz, terras onde a história antiga e a cultura moderna se dão as mãos.

Histórias de vinte e cinco séculos, que estão prontinhas para nós a conhecermos hoje mesmo. Basta viajar para lá.

É possível ainda, integrar-se aos mais autênticos hábitos de nossos amigos da região: participar da montagem da yurta - abrigo e moradia típica dos nômades- desfrutar, em seu habitat típico, de manjares carinhosamente preparados por dedicados anfitriões.

E ainda, conhecer a fundo os segredos milenares da produção da seda, deslumbrar-nos com um dos canyons-símbolo do continente, nos deliciarmos com um pic nic especialmente ofertado a nós nas encostas extraídas deste cenário de sonho, envolver-nos com o delicado ofício praticado pelo simpático ceramista e sua família que tão bem nos recebe para as iguarias de um jantar surpreendente..

Ficou com vontade de conhecer? Em outubro faremos essa viagem espetacular de 17 dias percorrendo as maravilhas da Rota da Seda, representada por Uzbequistão e Quirguistão. Viaje com a Freeway!