Blog

Rota da Seda: O Que é, Importância, História e Turismo

Você já ouviu falar de Rota da Seda? Pois saiba que durante milênios ela ligou o Ocidente e Oriente através do comércio, principalmente, da seda.

Alexandre o Grande, Marco Polo, Genghis Khan, foram alguns dos nomes que fizeram parte da rota histórica.

Na verdade, não existiu apenas uma, mas uma série de caminhos que interligava Ásia e Europa e fazia o comércio entre os continentes, antes de se explorar as rotas marítimas.

Sendo os caminhos hoje, uma jornada cultural e turística, onde é possível encantar-se com diferentes culturas, religiões, gastronomias, arquiteturas e histórias.

rota da seda

História da Rota da Seda

Não se sabe com precisão, mas acredita-se que a rota começou a ser usada inicialmente há mais de 10 mil anos pelos povos antigos do Saara. Eles foram muito importantes para o desenvolvimento de civilizações como o Egito Antigo, os povos Mesopotâmicos, China, Pérsia, Índia…

Isso sem falar do Império Romano e todos os povos que mais tarde contribuíram para o florescimento do Mundo Moderno.

E a Seda?! Pois bem, os chineses aprenderam a fabricar seda e mantiveram isso como segredo durante muito tempo. E assim, despertaram o interesse da mercadoria principalmente entre o povo ocidental.

O famoso Marco Polo, foi um dos grandes exploradores que a percorreu com as suas caravanas de camelo. Assim como Genghis Khan e seu exército que dominaram a rota e intensificaram o seu comércio.

Com o tempo, as cidades que ficavam ao meio da rota da seda foram se tornando importantes pontos comerciais. Isso, porque, de certa forma, intermediaram o comércio entre Oriente e Ocidente. Assim, cada vez menos se percorriam as estradas por inteiro para o intercâmbio das mercadorias.

E com as Rotas Marítimas e as Grandes Navegações, a Rota da Seda foi entrando para a história.

historia da rota da seda

Onde fica a Rota da Seda?

Podemos dizer que haviam duas principais rotas comerciais, uma Norte e outra Sul.

A Norte atravessava o Leste Europeu e a rota Sul percorria boa parte da Ásia, Oriente Médio e países como Uzbequistão e Quirguistão

 

Melhores destinos e roteiros de países na Rota de Seda

Como a Rota da Seda é composta por diversos países, é praticamente impossível visitar todos em uma única viagem. Mas é possível visitar muitos além dos tradicionais, e é isso que procuramos fazer.

Pensando nisso separamos alguns países muito ricos culturalmente para conhecer as nuances da rota da seda, sendo eles na Ásia Central, próximos o suficiente para realizar um tour.

Cazaquistão

O Cazaquistão é o nono maior país do mundo e o maior sem costa marítima, com mais de 100 etnias no território, o país está relacionado aos diversos nômades que ocupavam seu espaço.

Fazendo fronteira com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão, o Cazaquistão possui mais de 18 milhões de habitantes.

Só com estas informações já é possível imaginar a riqueza cultural ali presente, sendo ele, um importante país na rota da seda.

Duas características definem o turismo nesse país que ainda é pouco visitado, a arquitetura exuberante e as paisagens de tirar o folego.

No Cazaquistão você conhecerá as mais belas construções, com características modernas e complexas, que abusa esbeltamente de diferentes formatos.

Um exemplo é a Torre Bayterek, localizada na capital Astana, com 105 metros de altura, possuindo uma esfera dourada em seu topo, sendo um mirante, onde é possível observar grande parte da cidade.

O Centro de Entretenimento khan shatyr também se destaca quando o assunto é construção exótica, sendo um shopping em formato de tenda com 150 metros de altura.

E isso é apenas um pouco da arquitetura deste país que se destaca por suas construções, possuindo outros monumentos de diversos formatos, como de disco voador e ovo.

Sua beleza também é muito bem representada pelas paisagens naturais, como o Parque Nacional Altyn Emel.

Com uma grande área de quase 4,6 mil quilômetros quadrados, o local nos apresenta um incrível deserto enfeitado pelo terreno rochoso.

A população hospitaleira e gentil torna toda a experiência de conhecer o Cazaquistão ainda mais especial.

Quirguistão

Outro país encantador, o Quirguistão, ainda é pouco conhecido por brasileiros, fazendo fronteira com o Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e a China.

O país é repleto de belas paisagens e uma cultura nômade presente ainda atualmente.

É possível ainda, integrar-se aos mais autênticos hábitos de nossos amigos da região: passar alguma noite em um Yurt.

Yurt é uma espécie de cabana circular típica dos nômades da região, localizadas no meio de suas paisagens naturais, como montanhas e florestas.

Permita-se obter a experiência completa, ficar em um Yurt torna a conexão com o país ao extremo. Desfrutar, em seu habitat típico, de manjares carinhosamente preparados por dedicados anfitriões.

O Quirguistão é o país que te conectará a natureza, sendo possível observar horizontes encantadores e tranquilos.

O Lago Issyk-Kul é um destino imperdível neste país, um dos maiores lagos de montanha do mundo.

As quedas d’águas, montanhas e locais rochosos formam a incrível paisagem do local.

O Museu de Etnografia é um ótimo lugar para quem tem interesse em se aprofundar mais na história dos povos locais.

 

Tajiquistão

Tajiquistão faz fronteira com a China, o Afeganistão, o Uzbequistão e o Quirguistão.

Com parques, galerias, paisagens, cidades históricas e muito mais, o país é outro ponto importante na roda da seda.

Logo de cara já é possível encantar-se com as montanhas marrons de pontas brancas de neve no Pamir, uma das mais altas cordilheiras do mundo.

Com a Fortaleza Hissar é possível aprofundar-se na história do país, que além de ser lindo por possui uma arquitetura única, o local é um dos principais pontos históricos do país.

Tudo fica mais emblemático ao ver que a natureza e a construção se misturam na Fortaleza Hissar, sua lateral é preenchida por uma colina e em sua frente diversas áreas verdes dão vida ao local.

O Museu Nacional do Tajiquistão é bem grande e conta com diversos setores para melhor dividir toda a história ali presente.

Prepare-se para uma jornada ao tempo nesse museu, pois ele conta com conteúdos que variam desde o contemporâneo até os tempos atuais.

 

Uzbequistão

Fazendo fronteira com Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Afeganistão e o Turquemenistão, o país possui mais de 34 milhões de habitantes.

O país encanta pelas construções arquitetônicas, e por incrível que pareça, uma de sua principal é o metro da capital, Tashkent, que mistura tons de azul e bege que caem em harmonia.

E é impossível sair de Uzbequistão sem antes conhecer a cidade de Khiva, a arquitetura difere de tudo, e os detalhes em azul deixam tudo ainda mais charmoso, principalmente suas mesquitas.

E se estamos falando de rota da seda, é imprescindível passar por Samarkand, um dos mais emblemáticos centros da rota da seda.

Uma curiosidade do país é a desvalorização do dinheiro, possuindo uma das moedas mais desvalorizadas do mundo.

Vale lembrar que Uzbequistão é conhecido mundialmente por seus tapetes, você encontrará diversos modelos para venda entre seus passeios.

Quando realizar a Rota da Seda?

A Rota da Seda está localizada no hemisfério Norte, acima do Trópico de Câncer. No verão, entre junho e agosto, é possível viajar, porém, vale lembrar que o calor é extremo e muitas vezes chega aos 40º C, gerando desconforto e mal-estar.

Entre novembro e março o frio é extremo, podendo até nevar. Chuvas ocorrem mais entre março e abril. Logo, o recomendado é ir em maio, setembro ou outubro. Meses ideais entre estações, onde você poderá desfrutar melhor ao ar livre.

Viaje com a Freeway e conheça a Rota da Seda

Com tanta história tendo passado sobre seu solo, a rota da seda instiga e provoca a nossa imaginação. Ela representa um tesouro pleno de imagens fascinantes.  

O aroma marcante das especiarias, sedas preciosas, aldeias muradas, arqueologia única, sons vibrantes, bazares exóticos, mesquitas com cúpulas de azulejos coloridos e minaretes compridos com canções chamando os fiéis à oração.

Quirgustão, Tajiquistão, Uzbequistão e Turcomenistão: oásis de paz, terras onde a história antiga e a cultura moderna se dão as mãos.

Histórias de vinte e cinco séculos, que estão prontinhas para nós a conhecermos hoje mesmo. Basta viajar para lá.

E ainda, conhecer a fundo os segredos milenares da produção da seda, deslumbrar-nos com um dos canyons-símbolo do continente, nos deliciarmos com um pic nic especialmente ofertado a nós nas encostas extraídas deste cenário de sonho, envolver-nos com o delicado ofício praticado pelo simpático ceramista e sua família que tão bem nos recebe para as iguarias de um jantar surpreendente!

Ficou com vontade de conhecer? Viaje com a Freeway e confira os nossos roteiros exclusivos!


Que tal continuar conhecendo mais destinos? Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a conhecer melhor o local da sua próxima viagem:

Obrigada por ler até aqui e até a próxima!