Blog

Turismo ativo e saúde publica

Vou pedir um naco dos recursos da Saúde ao Tinhorão.
Talvez ele não saiba, mas temos atuado  muito na saúde através da prevenção.
O turismo ativo leva o viajante a descobrir um destino, uma paisagem, um povo, através de uma forma interativa, onde a atividade física, o caminhar, o bicicletar, o cavalgar, são os instrumentos  desta descoberta, desta interação. 

Quando caminhamos fazemos nosso coração trabalhar mais feliz, baixamos nossa pressão arterial, entramos em outra freqüência, melhoramos nosso humor, reforçamos nosso sistema imunológico. 
O caminhar levanta o astral, faz amigos, reduz o colesterol,  tonifica a pele, aumenta a disposição, aprofunda o sono, pode ser feito em qualquer lugar, não custa, aumenta a criatividade, melhora o humor, aguça o olhar e a audição, descobre o mundo.

O caminhar é como uma promoção do comercio. Você pega um e leva dois. Saúde em dobro: a física e a psíquica.

Quando caminhamos, os melhores pensamentos nos vem à mente.

Uma  trilha seguida de uma cachoeira é um dos maiores prazeres que um ser humano pode se dar.
Junto com o exercício físico  cadenciado, o inspirar de bom oxigênio, vem os melhores papos, e deles florescem amizades para a vida. Daí nasceu o  jeito Freeway de enxergar a viagem, e divulgar o ecoturismo pelo Brasil. 

Quando criei a Freeway, em 1983, a visão que tive na cachoeira do Poço das Mocas, na Serra do Mar, foi a de uma legião de brasileiros caminhando com  roupas multicoloridas pelos altos das montanhas do nosso pais, tal como carneiros pastando na relva. Uma visão do paraíso. 

A historia esta repleta de exemplos de grandes homens que mudaram o mundo quando se encontravam na natureza. Newton, um deles, o pai da física clássica, teve seu grande insight sentado debaixo de uma arvore.  Gandhi liderou a grande revolução pacifica do povo indiano caminhando, atravessando seu pais apoiado numa bengala.  Os negros americanos conquistaram, com Martin Luther King, sua redenção, através de marchas pela liberdade. Grandes santos tiveram a sua revelação quando caminhavam. 

O caminhar, a trilha é para todos. Universal. Sem contra indicações. Ha passeios para crianças, adultos, terceira idade e ate pessoas com deficiência física.

O importante é ter um bom consultor, uma boa agencia, para que a atividade seja a mais adequada para cada um.

Seja na cidade, no campo, na praia, na montanha, o caminhar  é ótimo em qualquer lugar.

Ate reunião de trabalho pode ser feita caminhando. 

Acho que esse é o verdadeiro seguro-saúde.
Aqueles planos que pagamos não passam de seguro-doenca.

Esta na hora das empresas investirem convictamente na saúde. Para não terem de arcar com os custos da doença.


Depois desta conversa toda, você esta esperando o que para experimentar ?  Calce um bom tênis, desça o elevador, e comece. A vida esta esperando por você. 

PS. Tinhorão, quero uma parcela da economia que se fizer nos gastos da saúde por conta disso.
E aproveito para te afiançar todo o meu apoio para banir o álcool dos comerciais da TV. Precisamos de homens públicos como o senhor. Vá em frente e não ceda as pressões da indústria do álcool. Afinal, para pessoas cidadãs, o bem estar comum deve se sobrepor aos interesses setoriais.