Envie para o cliente voltar para o topo

 

Você tem medo da morte? Fica triste diante dela? Tem dificuldade em abordar esse tema? 

Pois a Festa de Días de Muertos, no México, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é uma grande oportunidade de olhar para a cara da morte sob um outro ponto de vista.

O México, considerado uma das culturas mais antigas e poderosas do mundo, celebra o dia de finados com uma grande festa: cores, músicas, sabores, aromas, vestimentas, etc, são colocados em altares dedicados aos mortos, aos antepassados. Acredita-se que nesses dias, o véu que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos, cai, e nossos entes queridos que já partiram, voltam aos seus lares para um pequeno tempo de convívio. Todos os anos assim acontece. Por isso tanta alegria, tanto cuidado e carinho na hora da construção dos altares, pois desta forma os recebemos com toda nossa reverência e amor. 

Guiados por xamãs indígenas mexicanos - guardiães da sabedoria do México Antigo-, vamos também construir, durante os dias de celebração, nossos altares segundo essa Tradição. Os altares vão honrar nossa ancestralidade e, de forma cerimonial, cantaremos, dançaremos, falaremos sobre a morte sem tabu, lembraremos nossos mortos, através de fatos interessantes, e os convidaremos para viver conosco essa grande festa. 

Todas essas experiências são tão positivamente impactantes, que é impossível não haver crescimento e autotransformação depois de vivenciá-las. Com isso, inevitavelmente, você vai refazer seu pacto com a vida e vivê-la de maneira mais intensa e interessante.

A programação abarca conhecer e vivenciar duas grandes culturas: Cultura Asteca e Cultura Maia. Vamos nos hospedar no centro da Cidade México, coração do país, e aí pernoitaremos 3 noites. Iniciaremos nossa jornada dando um mergulho na CULTURA ASTECA.

Sob coordenação do XAMÃ OLMECA SANTIAGO ORNELLA, visitaremos o Centro Histórico, com sua arquitetura colonial, a esplendorosa Zona Arqueológica de Teotihuacan, com suas pirâmides do Sol e da Lua, o Museu de Antropologia, com sua imensa riqueza histórica, e a Casa/Museu Frida Kahlo, expressão da arte mexicana contemporânea. 

Depois desta programação, tomaremos um vôo para San Cristobal de las Casas, estado de Chiapas, onde se encontra a CULTURA MAIA. 

Sob coordenação da XAMÃ MAIA JOSEFA KIRVIN KULEX, faremos uma imersão de 3 dias no tema da morte, repetindo o ritual da construção dos altares para nossos antepassados dentro de cerimônias maias, além de visita a comunidades indígenas, ida ao cemitério em festa e vivência nas rodas de sabedoria maia. 

Faremos também um workshop com a psicoterapeuta e coordenadora da viagem: "Sandra Sofiati: Preparação para uma Mudança de Atitude Ante o Viver e o Morrer", onde serão realizadas práticas toltecas e exercícios de Constelações Familiares’. Sandra Sofiati leva grupos ao México há 23 anos. Apoiará emocionalmente o grupo sempre que necessário. 

Mas claro que a viagem não será só isso. Vamos passear também pelo Estado de Chiapas, guiados pelo HISTORIADOR ALFREDO GUILLEN: visitaremos lugares naturais de rara beleza, cidades históricas e sítios arqueológicos. 

O México é um lugar de múltiplos encantos e com certeza vamos usufruir deles também: gastronomia deliciosa, paisagens exuberantes, arquitetura refinadíssima, tecelagem exemplar, cerâmicas incríveis, etc, etc, etc. 

O México nos surpreende e nos assombra o tempo todo. 

Venha viver essa experiência com a gente! Com certeza voltaremos revigorados e prontos para viver nossa vida de forma mais intensa: com mais presença, criatividade, potência e alegria.

Esta viagem cultural, terapêutica e espiritual, tem sido um marco nas vidas dos que participaram!
 

 

Roteiro voltar para o topo

CULTURA  ASTECA 

CIDADE DO MÉXICO - ESTADO DO MÉXICO

de 26 a 29 de outubro

*Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar; L=lanche de trilha

1º Dia – Sáb – 26.Outubro - SÃO PAULO / MÉXICO 

Encontro do grupo no Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino à Cidade do México para embarque às 9h40hs. Chegada ao México às 17h10 hs, hora local. Traslado para o Hotel Catedral, no centro da cidade. Recepção e cerimônia de boas-vindas, com o xamã Santiago Ortella e sua companheira Bety, com breve apresentação da cultura mexicana. Hospedagem.

2º Dia – Dom – 27.Outubro - CIDADE DO MÉXICO – Dia de Museus, Coyoacan e Zócalo (C) 

Após café da manhã, visita ao Zócalo, centro do México, onde estão a Praça da Constituição, a Catedral Metropolitana, o Palácio Nacional (vista exterior) , Tenoxtitlán - o Templo Maior Asteca (vista exterior) - e outros belos conjuntos  arquitetônicos. 

Depois iremos ao Museu Nacional de Antropologia, onde visitaremos a Sala Maia e a Sala Asteca, mas o grupo também contará com uma hora livre dentro do museu para explorar o que mais lhe interessar. 

Em seguida vamos a Coyoacan, bairro de estudantes, intelectuais e artistas, onde viveu Frida Kahlo. Visitaremos sua casa e museu:  a Casa Azul, onde poderemos ver parte da sua história, através de suas obras e objetos de ordem pessoal. 

À noite, haverá passeio ao Zócalo para vermos Las Calaveras na praça central, já preparada para o desfile de Días de Muertos.

3º Dia – Seg – 28.Outubro - CIDADE DO MÉXICO – Pirâmides de Teotihuacan (C)

Saída para a Zona Arqueológica de Teotihuacan, a misteriosa cidade “onde os homens se tornam Deuses”.  Antes de entrar na cidade, o xamã Santiago fará uma limpeza energética no grupo com copal - resina sagrada, usada em todos os rituais pré-hispânicos, e dirigirá a sagrada cerimônia às 4 direções.  Já dentro da cidade, visitaremos a gigantesca   Pirâmide do Sol - construi?da no Século I, a Pirâmide da Lua - construida no Seculo II, a Avenida dos Mortos, a Ciudadela com o Templo de Quetzacoatl e o Palácio das Borboletas.   Chegaremos ao Hotel apenas no final do dia.   A noite é livre.

CULTURA  MAIA

SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS - ESTADO DE CHIAPAS

de 29 de outubro a 4 de novembro

4º Dia – Ter – 29.Outubro - CIDADE DO MÉXICO  / TUXTLA  // SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – City Tour (C)

Traslado ao Aeroporto Internacional Benito Juarez para embarque à Tuxtla, capital do Estado de Chiapas, Cultura Maia.  A coordenação deste dia está a cargo de Alfredo Guillen, historiador e guia turístico.  Antes de chegarmos à San Cristobal de las Casas, cidade de arquitetura espanhola, navegaremos de barco privado pelo Canyon del Sumidero, e Chiapas del Corso.  Chegaremos no Hotel Rincón del Arco em San Cristobal de las Casas, local de hospedagem no final do dia.  À noite haverá um city tour pela cidade.  

SOBRE OS DÍAS DE MUERTOS: 30 e 31 de outubro e 1 de novembro.

Acontecerá uma imersão do grupo no tema da morte, com a construção dos altares para nossos antepassados e cerimônias próprias da tradição maia, coordenado por Josefa Kirvin Kulix, xamã maia. 

A cerimônia para nossos mortos que já vivem no mundo espiritual, a Festa de Días de Muertos, é o momento quando se juntam as famílias para a convivência entre os vivos e os mortos. Colocamos oferendas abundantes, muita comida, flores, velas e os convidamos com muito amor, a se servirem de nossa oferenda.  Aí também, além de reencontrarmos nossos mortos, agradecemos e honramos a Vida em si, a nossa e a dos nossos antepassados. 

5º Dia – Qua – 30.Outubro - SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS - San Juan Chamula e Zinacantan (C)

A xamã Josefa dirigirá uma apresentação de cada membro do grupo, em seu propósito de estar ali.  Depois visitaremos as comunidades indígenas de San Juan Chamula e Zinacantan, e na parte da tarde faremos um ritual de purificação, o Temascal (sauna indígena), com plantas medicinais. Noite livre.  

6º Dia – Qui – 31.Outubro - SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – Construção dos altares para nossos mortos (C)

Conversaremos sobre o porquê de fazermos a cerimônia dos mortos, o sentido das oferendas e da abundância. Faremos um pequeno ritual de apresentação, segundo a tradição maia. Iremos ao mercado indígena para comprar as oferendas, antes de fazermos a CERIMÔNIA DO FOGO SAGRADO MAIA, na localidade de Nahual-ha.   Construiremos o altar para nossa ancestralidade, com fotos dos mortos, comida, bebidas, frutas, doces, velas, flores, etc.   Rezaremos e invocaremos nossos mortos, bendizendo o altar com velas, flores, água, etc.   Dançaremos e cantaremos com nossos mortos.  Noite livre. 

7º Dia – Sex – 01.Novembro - SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – Visita ao Cemitério de Romerillo (C)

Começaremos o dia com um ritual diante das oferendas do altar, onde incluiremos músicas brasileiras. Faremos uma visita ao cemitério de Romerillo, no Município de San Juan Chamula.  Na volta, teremos um tempo para conviver com nosso altar, onde expressaremos  algo aos nossos mortos. A partir de nosso coração , contaremos histórias para o grupo: eventos engraçados ou pitorescos acontecidos com eles. Eles serão convidados, através de cantos e tambor, a participarem de uma festa de alegria, junto a nós, os vivos.  Depois disso, haverá o fechamento do ritual das oferendas, agradecimento e despedida, para bem encaminhá-los de volta de onde vieram.  No final do dia, retiraremos as oferendas do altar.

8º Dia – Sáb – 02.Novembro - SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – Preparação para uma mudança de atitude ante o viver e o morrer (C)

Neste mini workshop de 6 horas, coordenado por Sandra Sofiati, refletiremos sobre o tema da morte segundo a tradição filosófica e espiritual do México Antigo.   Haverá uma aula teórica sobre Carlos Castaneda, Don Juan e o Caminho do Guerreiro, com exercícios práticos,  explorando o conceito da morte como conselheira.   Cada participante escreverá um documento sobre como humanizar o seu próprio processo de morrer. Fim de tarde e noite livres.

9º Dia – Dom – 03.Novembro - SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS – Passeio pela Serra Lacandona  // PALENQUE

Este dia estará a cargo do historiador e guía turístico Alfredo Guillen.  Será um dia de passeio pela Serra Lacandona, território de muitas comunidades maias. Visitaremos as cascatas de Água Azul e a de Misol - Ha, lugares para descanso, banho e alimentação.   Chegaremos em Palenque, no final do dia e nos hospedaremos no Hotel Villa Mercedez.  Noite livre. 

10º Dia – Seg – 04.Novembro - PALENQUE // VILLAHERMOSA / CIDADE DO MÉXICO 

Visita guiada ao Sítio Arqueológico de Palenque, com visita ao túmulo de Pacal Votan, lugar onde foi encontrado o Calendário Maia.   História de Pacal Votan, um dos mais importantes sacerdotes maias.   Em horário apropriado, traslado até o aeroporto de Villahermosa, onde o grupo embarcará para a Cidade do México. Chegada e conexão em voo com destino a São Paulo. Pernoite à bordo. 

 

HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES

CIDADE DO MÉXICO - Hotel Catedral
SAN CRISTOBAL DE LAS CASAS - Hotel Rincon del Arco
PALENQUE - Hotel Villamercedes 

 

Saídas voltar para o topo

  • 26

    Out

    2019

preços por pessoa |Somente terrestre voltar para o topo

Deslize a tabela para os lados para ver mais valores

Hospedagem Apartamento Duplo Single Triplo Chd1 Validade
Apto Standard U$ 2.450 10x U$ 245 U$ 2.990 10x U$ 299 26/10/2019 até 04/11/2019 solicitar reserva

Formas de Pagamento

- No Cheque - Em até 10 vezes iguais sem juros (1+9) no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes.

- No cartão – Entrada de 20% (dinheiro ou transferência) + 9 x. O cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome.

- No cartão – Sem entrada. O valor de US$ 1.450,00 divididos em até 10 vezes, e os restantes US$ 1.000,00, em cash, no dia da chegada ao México.

- No Boleto bancário – Em até 10 vezes iguais sem juros (1+9).

- Pagamento à vista (depósito ou cheque) - 3% de desconto.

O que inclui voltar para o topo

INCLUÍDO:

- Hospedagem por 03 noites na Cidade do México, 05 noites em San Cristobal de las Casas e 01 noite em Palenque com café da manhã;

- 9 dias de coordenação e acompanhamento da anfitriã Sandra Sofiati,

- Todos os traslados terrestres no México; 

- Todos os passeios mencionados no itinerário;

 - Acompanhamento da equipe de xamãs: 

• Santiago Ornella: quem dirigiu a cerimônia sagrada na posse do atual presidente do México, Lopez Obrador, no centro da Cidade do México, em 5 de dezembro de 2018.

• Josefa Kux Kirlem, sacerdotisa maia, escolhida por seu povo para preservar a chama sagrada do Calendário Maia, médica indígena tradicional e terapeuta gestática.

• Alfredo Guillen, historiador especializado no período pré-hispânico Cultura Maia, e no período colonial do México. É guia turístico também.

 

NÃO INCLUÍDO:
- Passagens Aéreas internacionais ou domésticas;

- Taxas de embarque;

- Oferendas para o altar que vai ser construído para nossos antepassados, 

- Bebidas;

- Almoço e jantar;

- Despesas Pessoais;

- Passeios sugeridos ou não incluídos;

- Gorjetas;

- Qualquer item não mencionado como incluído.
 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA  - Para Brasileiros:  

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses.  

Obs.: A documentação é de inteira responsabilidade do passageiro. 
 

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO E GERAIS: De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço. 

 

Viajando Sozinho?

Para aqueles passageiros que querem compartir apartamento, oferecemos a possibilidade de reservar apartamento duplo compartindo com outro passageiro. Se ao final das inscrições não houver outro passageiro para compartir, será cobrado um suplemento de single involuntário de US$ 490.

 

Anfitriões voltar para o topo

Sandra Sofiati

Sandra Sofiati é psicóloga formada pela USP desde 1975, e desde então tem se dedicado à psicoterapia. É musicista, analista bioenergética, terapeuta de voz, facilitadora de Pathwork e terapeuta de Constelações Familiares. Criou o método de terapia corporal chamado Corpo Sonoro, ministrando capacitação no Brasil e exterior. Foi professora do Senac e do Sedes Sapientiae. Atualmente é professora do curso de Cuidados Integrativos da Unifesp. É coordenadora da Viagem Cultural e Terapêutica México Sagrado. Leva grupo de brasileiros ao México há 23 anos.

Entre em contato!

RESERVE OU TIRE SUAS DÚVIDAS - Ligue para 11 5088-0991 ou preencha o formulário abaixo: