Blog

5 passeios perto de SP para quem gosta de astronomia

Em uma galáxia não tão distante...

Que tal preparar um itinerário de locais para observação astronômica? Separamos 5 locais pertinhos da capital de São Paulo para quem quer uma experiência transformadora e que cabe no fim de semana. Vamos nessa? Nada como fazer uma pausa para renovarmos nossas ideias, medos e crenças enquanto contemplamos a imensidão.

 

 

1 - Serra da Mantiqueira

O Observatório Pico dos Dias é operado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, o laboratório pioneiro no Brasil, produzindo pesquisas na área de astronomia desde 1985.

O observatório está localizado entre os municípios de Brasópolis e Piranguçu, sul de Minas Gerais. Tem como méritos o maior telescópio em solo brasileiro e um céu limpinho pela alta altitude e pela natureza que cerca a região com cachoeiras e montanhas.

A 1.500 metros do nível do mar, possibilita vista a olho nu de algumas constelações e com o uso de telescópios é o local perfeito para aprender mais sobre eclipse lunar, nebulosas e os planetas Saturno, Júpiter, Vênus e Marte que conseguimos enxergar.

 

 

2 - Vale do Paraíba

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, tem como proposta atender às curiosidades do público sobre astronomia. Por exemplo, você sabia que existem cerca de 88 constelações que tentam ser compreendidas pela astrologia, pela tradição chinesa, pela cultura hindu e pela cultura aborígine australiana?

Os mistérios da galáxia vão se decifrando à medida que paramos para observar o céu.

 

3 - Dois em um: Valinhos e Campinas

Com uma área de 450.000 m² o observatório de Valinhos é também uma área de preservação ambiental protegendo a mata nativa e diversas plantas e animais da região.

O local produz pesquisa na área de Astronomia, Astrobiologia, Sismografia, Geomagnetismo e Meteorologia. Por lá, as visitas são tanto destinadas a ver as estrelas como para observação do sol com equipamentos adequados.

Já o Observatório Municipal Jean Nicolini, em Campinas, tem uma altitude um pouco mais honesta em relação aos demais, são 1050 metros, sendo o ponto mais alto de Campinas.

De lá é possível ver o pico do Jaraguá na entrada de São Paulo, uma vista excepcional! Também tem um pôr-do-sol para os que preferem o dia.

Com uma equipe treinada para receber o público, é um passeio científico, romântico, familiar que se adquire um conhecimento que só quem está na área há anos pode oferecer.


 



 

4 - Interior paulista

O Observatório Dietrich Schiel, em São Carlos, se destaca pela possibilidade de fazer cursos gratuitos e se aprofundar nesse mundo tão vasto e apaixonante das estrelas. As opções de cursos vão desde Introdução à Astronomia até um aprofundamento pelo Sistema Solar . Além disso o local tem uma programação de visitas, palestras, observações guiadas e semanas temáticas.

Tudo para que os apaixonados pelo céu se sintam em casa.

 

5 - Na capital

Na nossa São Paulo tem um local especial para ver o céu limpo e em paz. No Parque Ibirapuera, a Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini (EMA) oferece cursos para os estudiosos amadores de astronomia. O espaço ainda oferece A escola uma biblioteca especializada e acervo histórico de objetos astronômicos. Ao lado do Observatório, o Planetário Professor Aristóteles Orsini também vale a visita!

Nós também somos apaixonados por céu, por natureza e conexões humanas. Estamos com destino marcado para Serra da Mantiqueira para conhecer o primeiro observatório dessa lista. Vamos com a gente? Estará conosco o professor Eder Canalle, um dos profissionais mais requisitados pela mídia para explicar a bem sucedida missão espacial, nestes dias, em solo do planeta Marte.

Saiba mais: http://www.freeway.tur.br/viagem-astronomica-na-mantiqueira. Aproveite esta oportunidade!