Blog

7 curiosidades sobre Machu Picchu que você não sabia

Machu Picchu é um dos destinos mais procuradospelos viajantes e mochileiros em busca de autoconhecimento. O local sagrado reserva diversas curiosidades e histórias que atravessam séculos junto de suas envolventes montanhas, natureza, céu e toda a sua intrigante arquitetura de pedras.

Sem dúvida alguma, um lugar que carrega energias especiais. Machu Picchu é indescritível aos olhos, mas de um profundo sentir com o coração e vibração para a alma.

O encantamento que a cidade perdida transmite não seria possível sem a potente presença da civilização Inca, que sempre acreditou na conexão e no respeito pela natureza. As curiosidades sobre Machu Picchu são impressionantes. Preparado para adentrar na mística peruana?

Quer entender um pouco mais da história desse local sagrado? Listamos 7 curiosidades sobre Machu Picchu para você: 

1 - "Velha Montanha"

Machu Picchu significa ''velha montanha'' e recebeu esse nome por conta de uma montanha específica localizada em seus morros, que diferentemente do que muitos pensam, não é a famosa montanha das fotos, a qual na verdade se chama Huayna Picchu. Porém, ambas fazem parte de uma grande formação orográfica, conhecida como Batolito de Vilcabamba.


2 - Perto do Céu

O motivo de Machu Picchu ter sido construída exatamente no local onde está, é porque para o povo quechua as montanhas são sagradas. Isso porque elas são as partes da terra mais próximas do céu, o que para eles representava uma maior conexão com o divino.


3 - Pachamama

Para os Incas a Terra é a mãe natureza (Pachamama), que nutre e dá tudo o que é necessário para a sobrevivência. Para eles, o respeito, o agradecimento e o cuidado fazem parte de um princípio básico de interação com a Terra.  

Algumas de suas formas de demonstrar gratidão e reconhecimento é fazendo homenagens com altares e também esculpindo as rochas, em representação das paisagens montanhosas que eles viam.  Andando pelo Peru, será possível ver vários exemplos dessa devoção.
 
4 - Organização

Machu Picchu foi construída com a intenção de ser uma cidade de estudos e pesquisas sobre arqueologia. Eles estudaram tudo sobre o que hoje conhecemos como calendário, descobriram como identificar cada mês e as épocas do ano, e com base nisso eram organizados os rituais e todo o entendimento da agricultura.



5 - Escondida

A cidade ficou escondida por um bom tempo. Isso porque, logo após a chegada dos espanhóis ao Peru, uma grande parte da civilização foi dizimada pela exploração do ouro. Com isso. os Incas decidiram partir para proteger a cidade sagrada. Eles destruíram os caminhos que levavam até ela, que só foi então redescoberta em 1911 pelo explorador e professor norte-americano Hiram Bingham.

6 - Proteção Natural

A civilização Inca era muito sábia e tinha o dom da observação da natureza. As suas construções eram feitas de forma inclinada, justamente para realizar uma distribuição do peso, o que protege contra os possíveis terremotos.



7 - Pedras

O motivo de Machu Picchu ter sido construída com pedras, é porque para os Incas elas carregavam energias da natureza. E o objetivo era de concentrar toda essa energia na cidade, o que fazia do local sagrado. Assim, todos os habitantes que viessem passar por ali poderiam sentir e ser beneficiado com essa energia. 

Viaje com a Freeway

Não é mera coincidência que Machu Picchu nos apaixona mesmo de longe, não é mesmo?

Um destino realmente transformador e com muita sabedoria disponível para nos ensinar e encantar.

A Freeway te convida para conhecer os nossos incríveis roteiros para esse local sagrado. Um autêntico mergulho de história e autoconhecimento. Confira nossos roteiros.