Blog

Marrocos: 5 filmes que o país é cenário de suspense à romance

Que o Marrocos é um dos países mais bonitos do continente africano, você já tem conhecimento e os produtores cinematográficos também! Você sabia que o país é cenário de mais de 140 filmes ao longo dos últimos anos? Mesmo que a história ficcional não passe necessariamente no país, Marrocos tem tanta diversidade de paisagens e belezas naturais que possibilita a representação de diversos países.

Segundo o jornal Le Soir o país recebe produções estadunidenses, representando 41%, seguido pelos britânicos com 33% e pelos franceses com 10%.

Que tal separar esse fim de semana para contemplar as paisagens marroquinas que ilustram essas produções no sofá e contam um pouco da história e conflitos desse território e depois vivenciar ao vivo conosco no Ano Novo? Listamos 5 filmes que tem Marrocos como set de filmagem:

1. Rede de Mentiras (2008)

Do gênero filme de espionagem, a narrativa acompanha a CIA em busca de "al-Saleem", um jihadista ficcional terrorista. Baseado no romance de mesmo nome apresenta a questão conflituosa entre as sociedades ocidentais e árabes. Inicialmente o filme seria gravado em Dubai, mas o governo proibiu pela temática política do roteiro, ficando a cargo do Marrocos ser o cenário.

Essa história é mesmo só ficção porque a maior parte dos islâmicos de Marrocos segue o islamismo sunita, o “caminho moderado” como eles se denominam em oposição aos islâmicos xiitas que promovem as jihadas.

2. Babel (2007)

Uma produção do premiado diretor Alejandro González Iñárritu narra os conflitos internacionais e discute a xenofobia a partir de 4 histórias diferentes que encontram similaridade nesses pilares.

Créditos: rebobineplease.wordpress.com

A narrativa conta como é o encontro e as consequências entre um ônibus repleto de turistas americanos que atravessa uma região montanhosa do Marrocos e os personagens Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid), dois meninos que manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo uma das personagens. O ato é dado como terrorismo e a polícia marroquina sai em busca do culpado.

3. Othelllo (1952)

O drama baseado na tragédia Otelo, o Mouro de Veneza do escritor William Shakespeare.

Otelo (Orson Welles) é um herói militar mouro que foge para se casar com Desdêmona (Suzanne Cloutier), a filha de um aristocrata de Veneza. Recém-casado com Desdêmona, Othello passa a questionar a fidelidade da esposa devido às intrigas do maquiavélico Iago.

Os mouros foram povos invasores da região da Península Ibérica (limítrofe com Marrocos) durante a Idade Média originários do Norte da África como Marrocos, Argélia, Mauritânia e Saara Ocidental.

4. Casablanca (1942)

O filme conta um drama romântico na cidade marroquina de Casablanca sob o controle da França de Vichy. Com as estrelas Humphrey Bogart no papel de Rick Blaine e Ingrid Bergman como Ilsa Lund, o conflito do filme gira em torno dos valores amorosos e virtuosos.

O personagem de Rick vive o dilema de ajudar ou não Ilsa a escapar de Casablanca com seu marido Victor Lazlo, um dos líderes da resistência Tcheca, de modo que ele possa continuar sua luta contra os nazistas.

Créditos: Reprodução

O longa ainda apresenta outros fatos históricos como o tráfico ilegal de armas para a Etiópia, que teria como objetivo combater a Invasão italiana de 1935 e a Guerra Civil Espanhola junto a Segunda República Espanhola.

  5.   Cruzada (2005)

A Cruzada é uma produção entre o Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha que se desenvolve no período da retomada de Jerusalém pelos Muçulmanos, em 1187.

Um misto entre história e ficção, os personagens de Balian (Orlando Bloom) e Saladino (Ghassan Massoud) lutam entre si pela defesa do território de Jerusalém. De acordo com a história, Balian foi mesmo o responsável pela libertação de Jerusalém em um cerco que durou 9 dias e se findou com um acordo entre Balian e Saladino, ficando a cidade para os muçulmanos.


 

Créditos: Reprodução

A frota marroquina sob liderança de Saladino realmente participou das operações contra os cruzados, capturando Jerusalém em 1187. Não à toa, o Bairro dos Marroquinos em Jerusalém conta com muitos palestinos descendentes de marroquinos. Na época, muitas famílias originárias de Marrocos participam ao repovoamento da Terra Santa.  

Ufa! Se com tanta inspiração você não se apaixonar pelo Marrocos, lendo nosso roteiro não vão restar dúvidas que o país deve ser seu próximo destino. Vamos? Viagem no Reveillon para começar 2019 com novas perspectivas como a dos filmes!