Blog

Urubici: o que fazer na cidade mais turística da serra catarinense

A cidadezinha de Urubici, na Serra Catarinense, é um paraíso para quem busca tranquilidade e gosta de apreciar a natureza. Um conjunto de serras, cachoeiras, picos e mirantes recheiam a cidade que valoriza as coisas boas e simples, isto é, o que realmente importa. Separamos 5 lugares imperdíveis para você conhecer!

1. Pedra Furada

Localizada no Parque Nacional de São Joaquim, o surpreendente da formação basáltica da Pedra Furada é a sua fenda. Por ação de agentes externos como o vento, a chuva e a movimentação de terras, o “furo” se fez, mas diferentemente de muitas formações parecidas por aí, o teto se manteve. Um trabalho perfeito da natureza!

 

A Pedra fica no topo do Morro da Igreja há 1822 metros de altitude, o que lhe confere o título de ponto habitado mais alto do sul do Brasil. Se você for sortudo, em um dia de boa visibilidade é possível ver até o mar a mais de 100 km de distância.

2. Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco é uma estrada com uma vista espetacular, sendo o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros de profundidade. Foi projetada com o objetivo de ser a primeira estrada aberta entre o litoral e a serra catarinense e é uma das estradas mais bonitas do Brasil.

Com curvas de 180 graus, a adrenalina compensa pela vista dos mirantes.

 

3. Gruta Nsa. Sra. de Lourdes

Um local sagrado que transmite muita paz. É assim o recanto da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O caminho é cercado pelas imagens da Santa e ideal para agradecer pelo ano vivido e pedir bençãos para os próximos desafios.

Uma queda d’água preenche o silêncio desse local bem cuidado e com boas energias graças à bonita natureza que cerca o espaço.

4. Cachoeira Avençal

Uma das maiores cachoeiras da região, com 100m de queda, fica em um bonito paredão. A partir do Mirante Belvedere contemplamos o Vale do Rio Canoas. Vale aproveitar o passeio e visitar a Igreja Matriz de Urubici, com seu estilo arquitetônico Gótico Moderno, que fica próximo.

Se você é amante dos esportes radicais, é possível a prática de tirolesa e rapel, mas também por lá é possível encontrar outras atividades como passeio a cavalo, pedalinho, arco e flecha ou simplesmente fazer uma caminhada na natureza.

5. Serra do Rio do Rastro

A Serra do Rio do Rastro começou a se formar em 1870 pelos primeiros habitantes da região que abriram caminhos para o litoral e posteriormente pelos tropeiros que transportavam mercadorias entre o interior e os portos.

 

O percurso é caracterizado por suas subidas íngreme e conta com cerca de 256 curvas fechadas. O trajeto é acompanhado pela mata Atlântica nativa e sua rica fauna e flora. A experiência ainda inclui as torres do parque Eólico e o belo Cânion da Ronda.

O Cânion da Ronda tem esse nome devido, no passado, ser o ponto de descanso das tropas de viajantes e se revezavam na “Ronda” para proteger os animais de predadores e eventual fuga.

Que tal aproveitar Urubici com quem conhece do melhor da região? Vamos viver essa experiência grandiosa na natureza? Saiba mais: https://www.freeway.tur.br/destino/urubici