Blog

Viagens fantásticas para onde ocorre a Aurora Boreal e Austral

Você já se encantou ao ver aquelas belas fotos com rastros esverdeados, avermelhados e luminosos no céu noturno? Já teve o prazer de presenciar esse fenômeno em uma viagem? Pois vamos falar um pouco mais sobre a Aurora Boreal, onde ela ocorre e algumas viagens fantásticas para países onde você pode ver esse espetáculo do céu.

Existem dois tipos de Auroras, a Boreal e Austral, e a única diferença entre elas, é que uma está localizada no Círculo Polar Ártico, e a outra no Círculo Polar Antártico. Como o Círculo Polar Ártico é mais habitado, ouvimos falar muito mais da Aurora Boreal.

Como se forma a Aurora Boreal?

A Aurora Boreal é um fenômenos da natureza que se origina a partir da força dos ventos solares em contato com o campo magnético terrestre. Sabe-se que são as subtempestades magnéticas.

É o movimento dos elétrons do plasma vindos da fusão nuclear do coração do nosso Sol, que se chocam com o escudo magnético da Terra. Esse choque chega nos átomos e moléculas atmosféricos. 

Quando isso acontece, é possível ver a fantástica dança de luzes brilhantes no céu, com formatos que se alteram, como círculos, arcos e cortinas em sentido horizontal.

Lugares onde ela ocorre

A maravilhosa dança das Auroras não acontece só na Terra, ela se formam também por outros planetas do nosso sistema solar, como Marte, Júpiter, Vênus e Saturno.

Aqui na Terra, elas são exclusivas das regiões polares, sendo que ao Norte ela é conhecida como Aurora Boreal, e ao Sul, como Aurora Austral. Então vamos separar os dois fenômenos ao seu local, país de incidência.

 

Aurora Boreal - Região Polar Norte

O nome da Aurora Boreal foi uma homenagem feita pelo astrônomo Galileu Galilei para deusa romana Aurora, conhecida por ser a deusa do amanhecer.

Na Região Polar Norte, esse fenômeno pode ser visto em muito mais países, como na Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Alasca, Escócia, Groenlândia, Rússia, e Canadá.

 

Aurora Austral - Região Polar Sul

O nome da Aurora Austral foi dada pelo navegador, explorador, e cartógrafo James Cook, pela referência dela ocorrer em latitudes do hemisfério sul. 

A Aurora Austral normalmente é menos falada  pelo simples fato de que em seu polo, o continente Antártico, encontramos a maior massa da terra não é habitada do planeta. 

Ao contrário da polo norte, onde já se encontram vários países desenvolvidos e com fácil acesso.

Sendo assim, o melhor lugar para observar a Aurora Austral seria na Antártida, onde as luzes são ainda mais coloridas e visíveis por conta do céu limpo e o grande espaço vazio. 

A melhor opção em questão de acesso, é na Argentina, mas precisamente, em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. 

Há também a opção de ver a Aurora Austral na Nova Zelândia e Austrália, porém, nesses lugares são menos comuns, por conta da alteração climática, e fases da lua. 
 

Quando

As Auroras acontecem durante o ano inteiro, mas nem sempre é possível observá-las, e isso porque as suas luzes são por volta de 1 milhão de vezes menos brilhosas do que o Sol, ou seja, quando é dia, elas ficam impossíveis de serem vistas. Inclusive, no auge do verão, próximo ao Polo Norte, o sol quase não se põe.  

Sendo assim, o melhor momento para observar as Auroras são no inverno das regiões polares, quando os dias são mais curtos, e as noites são mais longas. Entre os meses, de Outubro a Março, ou durante a época da Noite Polar, quando o sol quase não chega a nascer, entre o final de Novembro até Janeiro.
 

Roteiros de viagem para ver a Aurora Boreal

Experienciar a mágica dança de luzes brilhantes das Auroras Boreais é realmente um momento único na vida. E a Freeway te convida para embarcar nessa aventura com a gente. Vamos viver esse sonho juntos!?

Viaje com a Freeway!

A Freeway tem alguns roteiros que passam pela Aurora Boreal, como as viagens para “Islândia e as Auroras Boreais”, “As Luzes do Ártico da Suécia e Noruega” e “Expresso Luzes do Norte

As mais diversificadas rotas, com base no que você procura. Confira mais dos nossos roteiros aqui: https://www.freeway.tur.br/busca/?s=aurora