Blog

Banho de Floresta, o que é, benefícios e como fazer essa imersão na natureza

Você já teve aquela sensação de paz, de se sentir em casa ao andar e contemplar a natureza? Já se percebeu conectado a sua essência ao estar entre as árvores?

Sabia que estar no meio da mata e respirar o ar puro da floresta é comprovadamente uma forma de relaxar, melhorar a saúde do corpo e uma baita terapia?

É aqui que começa a nossa jornada rumo ao banho de floresta. Você já deve ter se banhado em uma cachoeira, se banhado no mar e até quem sabe ter tomado um banho de chuva... 

As águas nos lavam e purificam de forma visualmente clara. Mas sabia que é possível tomar um belo banho de saúde e renovação na imersão no meio do mato? 

Essa prática que era tão comum ao ser humano, ficou cada vez mais distante para a sociedade urbanizada. A cultura japonesa resgatou esse hábito, chamado Shinrin-Yoku. 

Então o que é o tal Banho de Floresta, quais são os seus benefícios e como fazer essa imersão na natureza? 

 

O que é o Banho de Floresta?

Desenvolvido no Japão, em 1982, a técnica terapêutica consiste basicamente em adentrar uma área de floresta, ou parque, por pelo menos meia hora. 

O Banho de Floresta por lá é chamado de Shinrin-Yoku e foi uma iniciativa da Agência Florestal do governo japonês para promover a saúde pública e encorajar as pessoas a fazerem imersões na natureza

A proposta é conectar o ser humano a uma verdadeira experiência com os seus 5 sentidos. E resgatar o que há de mais profundo em nossa natureza.

Distante dos afazeres domésticos e dos ruídos urbanos, podemos sentir os aromas das árvores, os sons da floresta, contemplar os tons de verdes e tocar os pés nos chãos e as mãos nas plantas.

É tão simples e tão essencial. Respirar o ar puro em um ambiente da mais plena paz é tudo que o nosso organismo precisa. 

Essa experiência de comunhão com a natureza, torna os nossos problemas cotidianos insignificantes, ou pouco importantes. A dinâmica do ego, dá lugar ao eco. 

Não somos mais indivíduos fortes dominando a natureza virgem, mas a parte dela que finalmente regressou e reconheceu seu lar.

Benefícios do Banho de Floresta

Há inúmeros estudos feitos por universidades japonesas sobre os benefícios do banho de floresta. 

A exposição aos aromas naturais das plantas, os fitonócitos, melhora consideravelmente o desempenho do sistema imunológico. 

Sabe-se que o Banho de Floresta aumenta a produção de linfócitos NK, as chamadas células killer, responsáveis por combater microorganismos invasores.

Descobriram, através de vários ensaios, que a permanência, por algumas horas, das pessoas nos bosques, trazia um aumento do número de células killers nestas pessoas.

Os cientistas foram além, para tentar descobrir o que causava este aumento de células killers nas pessoas que tinham contato com a floresta, os bosques, o verde.

E descobriram que o que provocava este efeito eram as moléculas dos óleos essenciais exaladas pelas folhas das árvores. Bingo!

O aumento das células de defesa, do sistema imunológico, também ajuda a combater doenças crônicas, diabetes, hipertensão, câncer, depressão, síndrome de burnout, entre outras. 

Além de aumentar as células brancas de defesa, a imersão na floresta reduziu a concentração de cortisol, hormônio relacionado ao estresse.

Perceba que os benefícios do Banho de Floresta atingem diretamente nosso corpo e mente. Fortalece a saúde, relaxa profundamente e gera muito bem-estar.

 

Onde realizar um Banho de Floresta?

Você não precisa entrar no meio da Floresta Amazônica, ou se perder na Mata Atlântica da Serra do Mar para viver uma experiência de Banho de Floresta.

A imersão na mata pode acontecer em pequenas áreas próximas da cidade e até mesmo nos grandes parques urbanos. 

O importante é se entregar aos ritmos, cores e aromas da natureza. Esquecer-se dos problemas e desfrutar por no mínimo meia hora do que o ambiente verde tem para nos oferecer.

Claro que há locais onde essa conexão é mais beneficiada, pelo isolamento social, pela distância das cidades e ruídos. Mas se você ainda não consegue curtir um destino repleto de natureza, comece adentrando lugares próximos e acessíveis da sua casa.

 

Saúde do planeta, saúde humana

Quando o ser humano percebe que a natureza melhora a sua própria saúde, percebe a importância que é termos ambientes naturais preservados, intocados e isolados.

As florestas são parte essencial do planeta, contribuem não só pelo equilíbrio do nosso organismo, mas para o equilíbrio de todo o planeta. Todo ecossistema terrestre

A prática do Banho de Floresta se desenvolvida aos moldes do Japão, pode mudar algumas percepções culturais que temos hoje no Brasil frente a natureza.

Vamos incentivar e propagar o Banho de Floresta para as pessoas, quem sabe não conseguimos mudar a nossa mentalidade de exploração da Terra para uma nova forma de preservação e integração com a natureza? 

 

 

8 dicas de como aproveitar um Banho de Floresta

Separamos aqui algumas sugestões de como colocar em praticar esta terapia tão gostosa, ou orientações para estudar um pouco mais sobre o assunto:

1 - Ao invés de ler um livro ou estudar no sofá, dirija-se à praça ou parque arborizado mais próximo. E faça-o sentado num daqueles bancos, de preferência o mais perto possível das árvores.

2 - Adentre um lugar de natureza e silencie por alguns instantes. Procure receber o que os seus sentidos podem captar. Ative a percepção dos sons dos pássaros, vento, galhos e animais ao redor. Sinta o cheiro das plantas, contemple os diversos tons de verde da natureza. Toque cada folha diferente. 

3 - Comece a conhecer a região de floresta próxima da sua cidade. Verifique se há passeios e trilhas para adentrar em uma mata de verdade. 

4 - Que tal substituir alguns exercícios indoor, ou a academia em em ambientes fechados por treinos ao ar livre ou mesmo usar equipamentos disponíveis em praças e parques?

5 - Marque uma reunião em um parque. Troque o café pelo óleo essencial natural das árvores. Que tal mudar o almoço no restaurante por um piquenique ao ar livre? Encontros na natureza são inspiradores.

6 - Programe as suas viagens para destinos de natureza. Esqueça as grandes cidades e seus trânsitos, e foque nas maravilhas naturais que esse país nos reserva. Você vai se surpreender.

7 - Programe ou se inscreva em exercícios de respiração, yoga, práticas orientais e meditação nos parques. Há vários gratuitos em muitas cidades.

8 - Leia mais sobre os benefícios  do Shinrin Yoku, o Banho de Floresta e os óleos essenciais. Divulgue essa prática para a família e amigos.

 

Mergulhe com a Freeway! Confira os nossos banhos de Floresta

A Freeway tem uma área dedicada especialmente a experiências de Banho de Floresta. 

Desde opções de um dia, até roteiros com uma semana de imersão na natureza. Adentramos lugares isolados, para nos conectarmos por várias horas com a vida natural.

Sempre propomos alguma prática sensorial, física ou artística para integrar-se ao nosso banho.

Além das experiências que chamamos de Banho de Floresta, temos diversas viagens de natureza que oferecem igualmente o mesmo benefício de imersão na mata por todo o Brasil.