Blog

Croácia: a melhor viagem pela Europa e nós contamos o porquê

 

É nos destinos não tão óbvios que se escondem grandes mistérios da natureza e da humanidade. 

Podemos apresentar a Croácia assim para os viajantes que embarcam pela primeira vez. 

A Croácia é privilegiada porque tem uma costa mediterrânea com 4.800 quilômetros de extensão cercada pelas belezas de 1.200 ilhas.

Mas, é claro, estamos falando de um lugar ainda maior! Por exemplo, a presença de territórios com até 4 mil anos de história. 

 

Onde fica a Croácia?

Croácia é um país incrível localizado na Europa, possuindo mais de mil ilhas ao seu redor, mar de águas claras e cristalinas, belas paisagens paradisíacas, castelos e com diversas histórias sobre o local.

A região fica no lado sul do continente, com parte do seu território na Península dos Bálcãs. É banhado no Oeste pelo Mar Adriático e ainda faz fronteira com cinco países, a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegóvina e ainda o Montenegro.

Um pouco mais sobre a Croácia....

 

A Croácia faz parte dos Balcãs e é banhada pelo belo mar Adriático. A capital croata é Zagreb, e sua população geral é de 4,5 milhões de habitantes

O encantador país originou-se a partir da fragmentação da antiga Iugoslávia, sendo que os croatas conseguiram sua independência em 1991, após uma série de conflitos com a Sérvia.

A economia é baseada em serviços e indústrias, sendo o turismo a chave da economia do país. 

Visto e documentos para viajar para a Croácia

Para o desembarque na Croácia, os brasileiros não precisam apresentar nenhum visto, desde que a permanência não ultrapasse 90 dias em um período de 6 meses.

Apesar do país não fazer parte do acordo europeu do Espaço Schengen, as regras aplicadas são muito similares aos demais países europeus.

Para o turista brasileiro é exigido a apresentação do passaporte com validade mínima de 6 meses, passagem de saída do país e confirmação de local de hospedagem.

Como chegar na Croácia

Não há voos regulares do Brasil com destino à Croácia. Mas há muitas conexões entre as principais capitais europeias com cidades croatas como Zagreb, Split e Dubrovnik. 

As principais companhias que oferecem esse serviço são a Lufthansa, British, Tap, KLM e Turkish. 

Caso você já vá fazer outras viagens pela Europa, pode somar-se ao roteiro de países mais tradicionais como a Itália, mas principalmente pensar em conhecer Sérvia, Eslovênia, Bósnia, Albânia e Macedônia. Trajetos que podem ser feitos por terra também.

 

Quando visitar a Croácia?

 

Sem dúvidas nenhuma, a melhor estação para viajar à Croácia é durante o verão europeu. Aliás, o turístico país é o melhor destino para curtir a temporada na Europa.

 

Por outro lado, pela alta temporada e período de férias no continente, as regiões litorâneas ficam cheias, principalmente pelos próprios europeus. Calor, sol, festa e gente bonita é o que o período reserva.

 

No outono e inverno também é possível fazer turismo, mas não é a mesma coisa viajar pelo litoral. O período também é mais chuvoso. 

 

Se preferir, a primavera e outono também não deixam nada a desejar. Com temperaturas amenas, os passeios tornam-se bem agradáveis. 

 

Listamos 5 razões para o seu próximo roteiro de viagem ser a Croácia!

1. A capital Zagreb

A cidade é famosa por suas histórias, cultura e arquitetura austro-húngara feitas no século XVIII e XIX.

As principais atrações do local são A Cidade Alta, onde ficam abrigados as mais antigas construções do país, a Catedral de Zagrebe com sua arquitetura um tanto quanto exótica, seu estilo é gótico diferente de muitas catedrais que observamos em outros países.

A famosa Igreja de São Marcos que foi construída em XIII, um monumento fantástico, com seu telhado colorido. E ainda a Praça Central de Ban Jelačić que mantém seus prédios antigos para homenagear Ban Jelačić que é considero um herói na região.

A região da Croácia integra as repúblicas da ex-Iugoslávia, do período soviético. Assim, tem-se os traços históricos da região do leste Europeu, suas ruazinhas, os prédios históricos, as igrejas e os monumentos em homenagem a líderes políticos. 

O mais interessante de Zagreb é o cuidado das suas construções: tudo foi pensando nos mínimos detalhes, tendo telhados desenhados e torres medievais com arabescos que mantém algumas tradições como a soltura de rojão ao meio dia.

A tranquila e acolhedora capital ainda nos reserva mais encantos, como uma ruela dedicada ao lazer, cercada de bares, cafés e restaurantes. Tudo ao ar livre animado pelo sol do fim de tarde.  

A Croácia mantém os bondes elétricos em funcionamento...uma experiência de transporte não vivida no Brasil! Nos parques conhecemos a flora local e relaxamos.

 

2. Seu dinheiro rende mais!

Você vai conseguir aproveitar mais passeios e comer nos melhores restaurantes. Isso se justifica por alguns motivos. Primeiro, porque a Croácia está fora da rota tradicional de turismo europeu. Em segundo lugar, a moeda corrente por lá não é o euro e sim a kuna, que comparada com o real ajuda a ampliar nossa experiência.

Por fim, o custo de vida do país é mais baixo que das cidades mais procuradas do continente como Londres, Paris e Roma ou países como, Rússia, Itália, Suíça e Noruega. Além da vantagem financeira, claro, está você se sentir especial de explorar um lugar pouco conhecido.

3. Fácil acesso à Eslovênia e Montenegro

A localização estratégica da Croácia possibilita experiências além da fronteira.

A Eslovênia ficou com as águas mais bonitas do continente. Visitar o Lago de Bled é um passeio por entre desfiladeiros que abraçam as águas verde-esmeralda e campos floridos. A capital, Liubliana, traz a graça do interior para o nosso dia a dia agitado. No cenário do centro antigo conhecemos como se vive por ali. Casais e amigos se divertem ao som de músicas de rua. Moradores vão e voltam do trabalho por bicicletas. O bode que conduz ao castelo. Os retratos do cotidiano que levamos como memória.

Em Montenegro exploramos a arquitetura barroca, típica da vila de Perast, dos prósperos séculos 17 e 18.  Entre os lugares místicos do país está a ilha artificial de Nossa Senhora das Rochas. Conta a lenda que ela foi construída por escavação de navios velhos e deposição de pedras em torno de um pequeno penhasco por marinheiros que, ao longo de séculos, mantiveram um antigo juramento: ao retornar de cada viagem bem-sucedida colocava-se uma rocha na baía.  

Montenegro ainda guarda visitas a belos edifícios renascentistas com afrescos e obras de ouro local e veneziano. Uma outra curiosidade sobre o país é a presença da cidade de Kotor, protegida, do mar, por paredes com quase 3 quilômetros de comprimento.

 

4. Ir de ilha em ilha: as praias do mar Adriático

As belezas da Croácia estão dispersas pelo seu litoral. Indo de ilhota à ilhota, vamos mergulhando em águas de tom degradê: do azul turquesa para o verde-água. Isso porque o fundo das águas não é composta de areia e sim de pedrinhas, funcionando como um filtro e deixando tudo transparente.

No passado, as praias da Croácia era refúgio para a monarquia europeia nos seus dias de descanso. Tem também na Croácia, a influência da cultura italiana oferecendo cidadezinhas aos moldes das arquitetura romana como as arenas e a cultura dos cultivos de uvas e olivas.

5. Patrimônio Cultural da Humanidade

O título, dado pela Unesco, contempla alguns lugares do país.

O primeiro, Plitvice Lakes, é o parque nacional mais famoso da Croácia e dos mais lindos da Europa! Um lugar para desfrutar e contemplar permitindo passeios a pé, de barco ou de bondinho e repousar ao fim do dia à beira do lago em meio ao parque.

Com aproximadamente 300 km de extensão, ele abriga 16 lagos interligados, possuindo também diversas cachoeiras.

Nesta região que se encontra o Great Waterfall considerada a maior cachoeira do país e podemos chegar até ela já na primeira parte de lagos de Plitvice.

Já na segunda parte podemos encontrar mais 12 lagos, dentre os mais impressionantes estão os lagos Batinovac, Proscansko, Okrug Jak, Galovac e Gradinsko.

Para você que planeja ter aventuras nesse lugar impressionante, recomendamos que separe 1 dia inteiro apenas para visitar todas as cachoeiras que conseguir.

Outro destaque é a cidade histórica e pitoresca de Trogir que tem 4 mil anos de existência! É Patrimônio da Humanidade desde 1997 devido a sua trajetória intensa de dominação e emancipação.O território já pertenceu a gregos, a romanos, a tropa bizantina, a sarracenos, húngaros e venezianos. Cada povo deixou um pouco da sua cultura por lá, tornando o local especialmente rico.

Já a cidade de Split, além de encantadora, também é um território dos mais antigos do país. Chama a atenção a arquitetura romana, em especial o magnífico Palácio de Diocleciano, que foi habitado pelo imperador romano.  A dica da noite é fazer o footing pelo calçadão de Split, animado, bonito, com barraquinhas e provavelmente música ao vivo sendo ali tocada.

 

Como é a gastronomia da Croácia?

Além de seus lugares incríveis que a Croácia tem a oferecer, suas maravilhas gastronômicas estão dentre as melhores, quem visita o país não perde por esperar para apreciar seus deliciosos pratos.

E para você que quer descobrir o que comer na Croácia, iremos citar aqui alguns pratos típicos que se você tiver a oportunidade, com toda certeza recomendamos que experimente.

 

Trufas Croatas

Possuindo a versão branca e a negra, as trufas são usadas em diversos pratos que são extremamente saborosos, possuem uma massa vegana, polenta sendo utilizadas até em sobremesas e sorvetes.

 

Buzara

Um prato um tanto inusitado, feito com mexilhões e um caldo de vinho com alho e farinha de pão.

Este prato é popular no país, então não deixe de experimentar.

 

Pizzas e Massas

A região possui uma grande influência gastronômica vindo da Itália, então seus pratos de massas e suas pizzas são extremamente saborosas e irresistíveis com aquele belo toque italiano em sua preparação.

 

Cafés

A população é fã de um belo café. Você encontrará a versão adoçada e sua versão salgada, acredite se quiser!

É um belo jeito de experimentar as outras formas que o país come e bebe, não é mesmo?

 

Hamburguer

Também em Zagreb outra surpresa espera por você: o famoso hambúrguer croata!

Viaje com a Freeway

Então vamos viajar para a Croácia?

Que tal ir com quem já conhece e sabe organizar todos os detalhes para você desfrutar do melhor do verão Europeu?!