Blog

Marrocos: Dicas, Cultura, História e Onde Fica [Guia Completo]

 

Marrocos, Escola Corânica, Piscina

Marrocos está localizado no norte da África, separado da Europa pelo estreito de Gibraltar. Recebe grandes influências dos árabes, dos berberes e também dos europeus. Um país bem característico, predominantemente montanhoso, com um vasto deserto quente. É banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo.  

A História do Marrocos  

 

A história de Marrocos é antiga e conta com a passagem de muitos povos. Desde os berberes, formados por várias tribos nômades que ocupam a região há milênios, até a independência como colônia francesa na década de 50.  

Muitas civilizações passaram, desenvolveram e influenciaram a terra na antiguidade, como os bizantinos, romanos, vândalos, cartagineses, fenícios, entre outros...

Mas a grande inflûencia da cultura atual começa na chegada do povo árabe, com a presença e domínio do islamismo, como religião e hábitos predominantes na região.

Houveram diversas dinastias marroquinas, formadas por vários impérios e reinos. Essa característica, fez com que desenvolvessem-se muitas cidades históricas e suas muralhas. Fez, Rebate, Mequinez e Marrakech , que inclusive originou o nome “Marrocos”.

Durante a Idade Média, as dinastias mouras ocuparam a península Ibérica, exercendo influência histórica na região. Sendo expulsos apenas durante a Reconquista. 

A formação das nações européias e o enfraquecimento da monarquia marroquina, fez com que alguns países se aproveitassem de sua posição geoestratégica. Reino Unido, Espanha e França

Voltando um pouco na pré-história, o clima marroquino já foi bem mais favorável se comparado aos dias atuais. No Período Ateriano, ferramentas de pedra foram desenvolvidas pelos povos que dependiam da caça e da coleta.

Foram eles que presenciaram a grande transformação da fauna e da flora, a transição do que era conhecido como “uma grande savana verde” para o que conhecemos hoje como “Deserto do Saara”.

Deserto, Areia, Camelo, Paisagem, Viagem

O deserto do Saara 

 

É o terceiro maior deserto da Terra, fica atrás somente da Antártida e do Ártico, sendo ainda assim, o primeiro mais quente de todos.  

A sua área geográfica é de 9065000 s km², praticamente o mesmo tamanho da Europa e é ainda maior do que alguns países, como o Brasil, a Austrália e a Índia.

Seu território abrange mais de 10 países, sendo eles, Marrocos, Egito, Argélia, Chade, Líbia, Mali, Mauritânia, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia

O Saara nem sempre foi um deserto, a sua história vem de uma extensa floresta tropical, com uma natureza exuberante, a qual já abrigou muitas diferentes espécies de animais, como leões, elefantes, girafas, hipopótamos, crocodilos, e diversas espécies de pássaros

Há vários registros ao longo da história do Saara, com base em vestígios encontrados nas areias e nas rochas, dentre eles, diversos fósseis de dinossauros. 

Hoje em dia, alguns dos animais mais predominantes desse solo quente são:

  • Adax; uma espécie como o que conhecemos como boi, suas patas são largas e a sua caminhada é mais lenta. 
  • Gazelas; são pequenas e leves, o que beneficia elas em sua agilidade e corrida. Seu salto é mais conhecido como “stotting”.
  • Dromedários; diferentemente dos camelos, possuem apenas uma corcova. Esses animais conseguem ficar até 17 dias sem comer e beber, mas também podem beber até 100 litros de água em poucos minutos. 
  • Cerastes; é um tipo de cobra, com detalhes em seus chifres. Elas costumam passar o dia debaixo da areia por causa do calor, e saem à caça durante a noite. A sua mordida é bem dolorosa, porém são raramente fatais. 
  • Feneco; é uma espécie de raposa, mas bem pequena, com mais ou menos 20cm de altura. Elas são bem sábias, de uma audição bem aguçada, o que facilita para a sua caça. 
  • Varanidae; um lagarto bem fácil de ser encontrado no deserto. Eles podem ser carnívoros ou frugívoros, são considerados bem agressivos e de um metabolismo bem rápido.
  • Chita; da família dos felinos, são encontradas mais precisamente na região do Níger, Chade e Mali. 

Atualmente, vivem cerca de 2,5 milhões de pessoas espalhadas pelo Saara. Um local repleto de histórias para nos ensinar constantemente.

Por que viajar para o Marrocos?

Se tem algo que o Marrocos tem de sobra para nos ensinar, é sobre humanidade, humildade, respeito, conexão, e uma devoção tão inspiradora que mesmo sem conviver diariamente com suas cerimônias e rezas, é possível sentir e se encantar pela forma que enxergam o mundo e vivem a vida. 

Os seus valores são inestimáveis, as suas cidades são pintadas de cores vibrantes e com um brilho que se reflete nas suas encostas naturais. Oásis de palmeiras refrescantes, um deserto dourado que aquece, desfiladeiros que se erguem no céu. 

Um país fascinante, com a fusão dos mundo africano e árabe, uma verdadeira jóia a ser apreciada e vivida pelos seres mais sensíveis.

Qual a melhor época para viajar para o Marrocos?

O clima de deserto é caracterizado pelos dias quentes e as noites frias durante quase todo o ano. No inverno, entre os meses de dezembro e fevereiro, prepare-se para temperaturas baixas. O verão já tem um clima escaldante, principalmente durante o dia.

E são essas épocas que também recebem mais turistas, principalmente os europeus ao longo do verão, devido à proximidade com o continente. As estações de primavera e outono, além do clima um pouco mais agradável, também recebem menos turistas. 

É válido mencionar que todos os meses tem peculiaridades e belezas, mas se puder escolher, é recomendado entre os meses de março e maio(primavera), ou setembro a novembro(outono). 

Cultura, dicas e gastronomia do Marrocos

Foto grátis antiga mesquita no cairo egito

 

Marrocos é um país culturalmente diversificado, que carrega em suas terras histórias de muitas civilizações. E sem negar as suas raízes africanas, com predominância árabe, ele também se abriu para receber as influências europeias. 

Dentre seus costumes, o respeito com os idosos é algo realmente importante em ser levado a sério, como a palavra de uma mãe, que é considerada sagrada e que deve ser escutada. 

Para eles, entrar na casa uns dos outros sem tirar os sapatos, é considerado falta de educação. Assim como ao visitar o país, usar determinados tipos de roupa, como mini saias, decotes, vestidos curtos, ou para os homens, andar sem camiseta, é visto como forma de desrespeito. 

Os marroquinos são conhecidos também pela sua arte de viver, que se inicia em seus próprios trajes, com cores e movimentos diferentes, cada um se tornando um destaque único. 

Além disso, as suas celebrações e festividades religiosas são bem populares, como a “Moussem Tan-Tan”, que foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, desde 2008.

As suas cidades são cercadas por uma arquitetura única e secular, de grande influência islâmica, em suas formas geométricas, escritas, cores e formatos diferentes.  

Beleza também presente nos campos com muralhas romanas, sendo inclusive  o “Volubilis” , um dos mais lindos sítios arqueológicos do mundo.

Na parte gastronômica, a base de tudo é o tempero, principalmente  a pimenta do reino, o açafrão, o gengibre, a canela, e o cominho, que agregam sabor á pratos como o cuscuz ou o tajine.  Assim como a utilização do mel, que é bem forte, e o tradicional chá de hortelã, que você pode encontrar em qualquer canto de Marrocos.

Mas, o diferencial mesmo fica por conta do hábito de comer com a mão direita, ou com o auxílio de um pão. A mão esquerda se limita ao uso higiênico. E para eles, isso é uma das únicas coisas que realmente não se misturam. 

Religião marroquina

 

marrocos religiao maroquina

Marrocos é um dos países em que a religião caminha como base de tudo. Menos de 2% da população é cristã ou judia, os 98% restantes seguem o Islão, uma religião que tem como significado a “rendição, submissão, obediência, sinceridade e paz ”. 

O Islamismo é monoteísta e tem cinco pilares principais:

1- Crer em um Deus e no profeta Muhammad como seu mensageiro. 

2- Orar 5 vezes por dia.

3- Pagar a (Zakat), em forma de caridade, dada diretamente aos necessitados.

4- Jejum no mês de Ramadan.

5- Realizar peregrinação (Hajj) a Meca, obrigatório uma vez na vida, se a pessoa tiver boa saúde e os meios financeiros. 

A religião é muito honrada e respeitada em Marrocos, inclusive o Ramadan é um jejum feito no nono mês do calendário lunar islâmico, considerado o mês mais importante. 

Um quarto da população mundial faz esse jejum, que dura cerca de 4 semanas, ele se inicia todos os dias com o nascer do sol, e finaliza no pôr-do-sol

O significado do jejum para eles, vem da palavra “sawm ” que nada mais é do que “ abster-se ”, e não apenas de comida e bebida, e sim de todas as más formas de pensamentos, palavras e ações. 

É um mês para uma maior reflexão espiritual, rezas, humildade, boas ações, disciplina, caridade, generosidade, e se estabelecer uma maior conexão com Deus, se fortalecendo interiormente, criando um maior autocontrole, e assim reeducar o corpo e, a mente para um maior equilíbrio, se desprendendo das vontades e desejos mundanos.

Esse período do ano para eles é levado tão a sério que até mesmo os restaurantes fecham durante o almoço e só abrem novamente a noite. Inclusive é considerado falta de respeito comer, beber ou fumar nas ruas esses 30 dias.

Vamos viajar para o Marrocos?

marrocos conclusao

 

Elaboramos um roteiro com 10 lugares maravilhosos para você conhecer ao viajar por este país tão rico em cultura. Queremos que você aproveite ao máximo cada canto do Marrocos.


 

Confira nossos pacotes de viagem:

 

 

Midelt

Foto grátis foto grande angular de vários edifícios de uma cidade construída ao lado da outra durante o dia

 

Midelt está cercada por paisagens montanhosas impressionantes. Os visitantes podem desfrutar de caminhadas nas montanhas do Atlas Médio, explorar desfiladeiros e apreciar as vistas panorâmicas. Você também vai conhecer aldeias com casas de barros, explorar a cultura berbere e aproveitar a tranquilidade da região.

 

Há também o mercado local de Midelt, um lugar animado e colorido, onde você  pode encontrar produtos frescos, e artesanatos. É uma experiência cultural interessante e uma ótima oportunidade para interagir com os moradores locais.

 

Casablanca

Foto grátis mesquita koutoubia em marrakech ao nascer do sol

 

A maior cidade do Marrocos, abriga várias mesquitas. Os turistas podem fazer uma visita guiada para explorar o interior dos lugares sagrados, que apresenta belos mosaicos, esculturas em madeira e uma atmosfera serena.

 

Se você estiver em Casablanca precisa passar por Corniche, um calçadão à beira-mar, onde os visitantes podem desfrutar de belas vistas do Oceano Atlântico, passear, andar de bike e relaxar em cafés e restaurantes ao longo da costa.

 

O Museu de Arte Moderna e Contemporânea é outro lugar incrível para visitar e abriga uma coleção impressionante de obras de arte exibindo diferentes estilos e períodos.



 

Rabat

Foto grátis bela foto da torre hassan em rabat, marrocos

 

Rabat é marcado pelo sítio arqueológico com ruínas bem preservadas, os desbravadores podem explorar as antigas muralhas, jardins tranquilos e as ruínas de uma mesquita e um banho romano.


 

Sabemos que visitar um lindo jardim é algo esplêndido, não é mesmo? Os Jardins Exóticos de Bouknadel são um oásis verdejante, com uma ampla variedade de plantas exóticas e uma atmosfera relaxante. Você fará caminhadas, apreciará a flora exuberante e desfrutará de vistas panorâmicas para o oceano.

 

Fez

marrocos culrura dicas gastronomia

 

A Medina de Fez é a maior área urbana sem carros do mundo e foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Com suas estreitas ruas labirínticas, souks vibrantes (mercados) e arquitetura medieval bem preservada, é um lugar fascinante para explorar. Não deixe de visitar a Madrasa Bou Inania, a Mesquita Al Quaraouiyine (uma das universidades mais antigas do mundo) e o curtume Chouara.

 

Se você aprecia arte então vai queer conhecer o Museu Nejjarine de Arte da Madeira que fica localizado em um antigo caravanserai restaurado, o Museu Nejjarine exibe uma coleção de artefatos relacionados à madeira, incluindo móveis, portas esculpidas e instrumentos musicais. Além disso, o museu oferece uma bela vista panorâmica do terraço.

 

Erfoud / Merzouga (acampamento de luxo)

 

Foto grátis mulher, lendo um livro, ligado, cobertor piquenique

 

Localizadas a cerca de 50 km de Erfoud, as dunas de Merzouga são um dos destaques da região. Essas imponentes dunas de areia dourada oferecem uma paisagem espetacular e são conhecidas por proporcionar experiências inesquecíveis, como passeios de camelo e acampamentos no deserto.

 

Os acampamentos de luxo oferecem tendas espaçosas e bem equipadas, com camas confortáveis, banheiros privativos e até mesmo áreas de estar. Uma das melhores partes de ficar em um acampamento em Merzouga é desfrutar de um jantar tradicional sob o céu estrelado do deserto. 

 

À noite, pode-se desfrutar de música e danças tradicionais ao redor da fogueira. Se eu fosse você não perderia essa experiência por nada!



 




 

Aït Ben Haddou 

 

Foto grátis foto de ângulo alto da vila histórica kasbah ait ben haddou‌ no marrocos

 

Aït Ben Haddou é uma vila fortificada localizada no sul do Marrocos, na região de Ouarzazate. Esta antiga cidade de barro é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e é uma das atrações turísticas mais famosas do país.

 

O Ksar é o principal destaque de Aït Ben Haddou. É uma estrutura de barro fortificada, composta por várias casas de barro agrupadas e conectadas por estreitas vielas.

 

O Ksar é um exemplo excepcional da arquitetura tradicional do sul do Marrocos e é usado como cenário em muitos filmes de Hollywood, como "Gladiador" e "Game of Thrones". Você pode explorar as ruas labirínticas, subir até o topo da colina para obter vistas panorâmicas impressionantes e admirar os detalhes arquitetônicos únicos.

 

Marrakech

 

Foto grátis fountaine em frente à mesquita koutoubia em marrakech

 

A Medina de Marrakech é um centro histórico, explora as ruas estreitas, cheias de lojas, bazares, mesquitas e palácios impressionantes, como o Palácio Bahia e o Palácio El Badi. Perca-se nos souks, onde você pode comprar tapetes, especiarias, roupas e muito mais.

 

O Palácio da Bahia é um palácio do século XIX conhecido por sua arquitetura deslumbrante e seus belos jardins. É um exemplo impressionante de arte, com seus pátios, salões decorados, mosaicos intrincados e detalhes ornamentados.



 

Essaouira

 

Foto grátis bela praia deserta ao pôr do sol com as ondas do mar no contexto das montanhas.

 

A praia de Essaouira é um dos destaques da cidade. Com uma extensa faixa de areia dourada, é um ótimo local para relaxar, tomar sol e desfrutar de atividades como windsurf e kitesurf. Há também opções para passeios a cavalo ao longo da praia.

 

Mas não é só a praia de Essaouira que você pode apreciar, há também o Portão Skala de la Ville que oferece vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e das muralhas da cidade. Os visitantes podem caminhar pelas muralhas e apreciar a vista deslumbrante tanto da cidade quanto do mar.

 

 

Tinghir

 

Foto grátis vista deslumbrante das montanhas sob o céu azul na namíbia, áfrica

 

Tinghir, também conhecida como Tinerhir, é uma cidade situada no sopé das Montanhas do Atlas, no sul do Marrocos. É um destino popular para os viajantes que desejam explorar o Vale do Todra e suas paisagens deslumbrantes.

 

As Gargantas do Todra são uma das atrações mais famosas de Tinghir. Essas gargantas estreitas e altas são formadas pelo rio Todra, que esculpiu as montanhas ao longo dos séculos. O local é um paraíso para os amantes de caminhadas e escaladas, com paredes de pedra íngremes que atraem escaladores de todo o mundo.




 

Ouarzazate

 

Ouarzazate, Casbah, Marrocos, África

 

Ouarzazate, também conhecida como "A Porta do Deserto", é uma cidade no sul de Marrocos que atrai muitos visitantes por causa de sua beleza natural.

 

Ouarzazate é conhecida como a capital do cinema do Marrocos, e os Estúdios de Cinema Atlas são uma atração importante para os amantes de cinema. Faça um tour pelos estúdios e descubra os cenários e as produções cinematográficas famosas que foram filmadas ali. Há também a opção de assistir a exibições de filmes no local.

 

O museu cinematográfico exibe uma coleção de adereços, figurinos e equipamentos de filmagem utilizados em várias produções. Você pode aprender sobre a história do cinema em Marrocos e até mesmo se vestir com roupas de personagens famosos.

 

 

Se você se apaixonou por Marrocos assim como nós, a Freeway gostaria de te convidar para essa viagem mais do que emocionante. Vem com a gente e experimente uma viagem incrível com destino a Marrocos!

Confira nossos roteiros! Saídas em grupos especiais no Réveillon!

Que tal continuar conhecendo e aprendendo sobre mais destinos? Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a descobrir o local da sua próxima viagem:

Obrigado por ler até aqui e até a próxima!