Blog

Chapada das Mesas, guia para a sua viagem e encantos para você conhecer!

 

O Parque Nacional da Chapada das Mesas está localizado ao Sul do Maranhão. Uma região com uma área de 159.953,78 hectares, que foi criada em 2005 pelos órgãos ambientais do Governo Federal, para assim, aumentar a área protegida do cerrado brasileiro.

 

O seu valor se dá por uma natureza rica em espécies de plantas e animais em meio a florestas, cachoeiras, cânions, e cavernas. Sem falar, em todas as composições rochosas que cercam a encantadora região.

Não é por acaso o seu nome, bem característico, que forma belos platôs,  uma forma de relevo constituída por uma superfície mais elevada, que lembra o formato de uma mesa de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito.

Onde fica a Chapada das Mesas?

 

A Chapada das Mesas fica no sudoeste do estado do Maranhão, próximo da fronteira com o Tocantins. O Parque Nacional da Chapada das Mesas está em uma região isolada das grandes capitais, São Luís fica a 840 km, 790 km até Teresina e 500 km até Palmas. 

Entretanto, a região é bem desenvolvida por conta do agronegócio. A cidade base para os atrativos é Carolina, que tem menos de 30 mil habitantes. E apesar do que possa parecer, o turismo é bem estruturado e os atrativos tem fácil acesso.

 

Como chegar na Chapada das Mesas?

Para chegar até a Chapada das Mesas é preciso pegar um voo até Imperatriz, que recebe voos de São Paulo, Brasília, Belém, São Luís e Belo Horizonte. 

A partir de lá, são mais de 200km até Carolina, cidade mais bem localizada para os passeios na Chapada das Mesas, nas margens do Rio Tocantins.

Lembrando que caso você não tenha um pacote turístico fechado, é preciso ter um carro para se deslocar e conhecer os atrativos. 

Quando ir para a Chapada das Mesas?

O verão na Chapada das Mesas é bem chuvoso, entre os meses de dezembro e março. As cachoeiras estão bem vistosas, a vegetação é bonita, mas não dá para garantir que você irá conseguir curtir todos os atrativos.

A época de seca vai de maio até setembro. A seca é quente e muito raramente irá chover. A época é propícia para os banhos de cachoeira, que estarão mornas mesmo no “inverno”.

De outubro até dezembro a frequência da chuva vai aumentando, a umidade do ar melhora, e dá uma refrescada. Mas a Chapada das Mesas está sempre quente. 

É bom se atentar que no mês de julho, assim como feriados, o fluxo de turistas pode ser grande. Se você procura tranquilidade na natureza, procure viajar em dias da semana e épocas menos concorridas.

 

Fauna e flora 

A fauna da Chapada das Mesas é um verdadeiro tesouro natural, com espécies endêmicas e outras ameaçadas de extinção. Entre os animais que habitam essa região, podemos encontrar uma variedade de aves, répteis, mamíferos e insetos.

 

A avifauna é notável, com várias espécies de aves de rapina, como águias, gaviões e falcões, que dominam os céus. Além disso, a região abriga pássaros coloridos e exuberantes, como araras, tucanos e periquitos, que proporcionam um espetáculo de cores e sons.

 

Os répteis também têm presença marcante na Chapada das Mesas, com diversas espécies de serpentes, lagartos e jacarés. Entre os mamíferos, é possível encontrar desde pequenos marsupiais até grandes felinos, como onças-pintadas e pumas. A diversidade de mamíferos inclui ainda antas, tamanduás e diversas espécies de macacos.



 

A flora da Chapada das Mesas é igualmente impressionante. A vegetação é caracterizada por uma combinação de cerrado, caatinga e floresta tropical, o que resulta em uma grande variedade de plantas e árvores. Entre as espécies mais notáveis, destacam-se o buriti, bacaba, a aroeira, a jatobá e o pequi.

 

O buriti, por exemplo, é uma palmeira que produz um fruto rico em vitamina C e é fundamental para a alimentação da fauna local. A aroeira, por sua vez, é uma árvore típica do cerrado que fornece abrigo e alimento para várias espécies de animais.

 

Além disso, a Chapada das Mesas é conhecida por suas cachoeiras deslumbrantes, rodeadas por uma vegetação exuberante. Muitas dessas cachoeiras são cercadas por orquídeas e bromélias, adicionando um toque de beleza e fragrância à paisagem.

 

Apesar de toda a sua riqueza natural, a Chapada das Mesas enfrenta desafios significativos de conservação devido à expansão agrícola e outras atividades humanas. A pressão sobre o ecossistema local ressalta a importância dos esforços de preservação e manejo sustentável.

 

Grupos de conservação, cientistas e comunidades locais têm trabalhado juntos para proteger a fauna e flora da Chapada das Mesas. A criação de áreas de conservação e a promoção do turismo sustentável têm desempenhado um papel fundamental na preservação desse patrimônio natural.

 

 

3 encantos da Chapada das Mesas

Um verdadeiro paraíso, disponível para todos. Se fossemos listar todas as belezas da Chapada das Mesas, ficaríamos horas para falar das centenas de maravilhas que a natureza proporciona. Mas vamos ser diretos e falar dos 3 encantos que ela proporciona, para você conhecer um pouco do que te espera. E o mais legal, dá pra conhecer em um dia de passeio!

Confira os 3 encantos da Chapada das Mesas que você precisa conhecer: 

1 - O Mirante da Chapada das Mesas

O Mirante da Chapada das Mesas tem uma das paisagens mais bonitas de todas as Chapadas do Brasil. Uma experiência repleta de aventura, história, e cultura.

O local fica há 25km da cidade, mais precisamente, em uma Serra com um perímetro de 13.635,90 metros lineares, e com uma altitude de aproximadamente 400 metros de altura. 

A trilha conta com incríveis pedras gigantes pelo caminho e paisagens impressionantes, que levaram milhões de anos para serem formadas.  Uma belíssima vista panorâmica dos paredões de arenito em tons alaranjados e vermelhos, que surpreende a todos. 

Um ponto tão admirado por quem ali para, que inclusive já foi cenário de vários programas nacionais e internacionais. 

Se prepare para uma das caminhadas mais encantadoras da sua vida. E de brinde, leve memórias de uma belíssima vista. 


2 - A Pedra Encantada 

 

A Pedra Encantada é a melhor desculpa para te encaminhar até as margens do Rio Tocantins, um rio que nasce e morre dentro do território brasileiro, iniciando o seu curso de água na Serra Dourada, em Goiás e finalizando o seu percurso na Baía do Marajó, no Pará.

Um inesquecível passeio de barco, onde o movimento das águas se conecta com as formações rochosas da Chapada ao fundo, formando cenários de colorir a alma.    

O ponto de parada fica, ao avistar a majestosa e única Pedra Encantada, que com os seus 10 metros de altura, se banha em meio às águas.  

Uma formação rochosa que ganhou um enorme destaque, por tamanha beleza e autenticidade em contraste com toda a natureza ao redor. 

 

3 -  A Foz do Rio Raiz e Urupuchete

 

As atrações mais gostosas da Chapada das Mesas são os maravilhosos momentos de verdadeira conexão e relaxamento com a natureza. E é isso que o encontro dos rios Raiz e Urupuchete oferece.  

Um local super preservado entre as águas, que te convida à pausa, e ao desfrute do momento presente, em um delicioso banho de rio, com direito a um prazeroso pic nic, e um balanço de rede, para renovar todas as energias. 

 

 

A cultura local

A Chapada das Mesas é um centro de expressão artística e artesanato. Os habitantes locais produzem belas peças de artesanato, incluindo esculturas em madeira, cerâmica e tecelagem. Você pode visitar mercados locais e ateliês para adquirir artesanato autêntico e apreciar o talento dos artistas regionais.

 

Não é somente a expressão artística que faz parte da cultura local da Chapada das Mesas. A cultura maranhense é rica em festas e festivais que celebram suas tradições. Durante a sua estadia, é possível que você tenha a sorte de participar de eventos como o Bumba Meu Boi, uma festa popular que combina música, dança e teatro para contar histórias folclóricas. Outro evento notável é o São João, uma festa junina animada com danças, comidas típicas e fogueiras.

 

Os habitantes da Chapada das Mesas têm histórias fascinantes para contar. Muitas delas estão enraizadas na mitologia indígena e nas tradições locais. Ao conversar com os moradores, você pode aprender sobre lendas de seres mágicos que habitam a floresta, como o Curupira e o Saci-Pererê, que acrescentam um toque de mistério à região.

 

Uma das características mais marcantes da cultura local é a hospitalidade calorosa e acolhedora dos moradores. Eles estão sempre dispostos a compartilhar suas histórias, tradições e conhecimentos sobre a região. Ao interagir com os locais, você terá a oportunidade de compreender verdadeiramente a alma da Chapada das Mesas.

 

 

Viaje com a Freeway!

Você já sonhou em explorar um paraíso natural repleto de cachoeiras deslumbrantes, trilhas emocionantes e uma cultura rica e acolhedora? A Chapada das Mesas, no coração do Brasil, é o destino perfeito para os amantes da natureza e da aventura. E agora, com a Freeway Viagens, a sua jornada para esse tesouro escondido nunca foi tão emocionante e acessível.

 

Sabemos que cada viajante é único, e é por isso que oferecemos pacotes personalizados e flexíveis para atender às suas necessidades e interesses. Quer você seja um aventureiro ávido, um amante da natureza, um aficionado por cultura ou tudo isso junto, a Freeway Viagens pode criar a viagem perfeita para você.

 

A Chapada das Mesas é um daqueles destinos que tocam a alma e criam memórias duradouras. Com a Freeway Viagens, você terá a oportunidade de vivenciar a magia deste lugar único da maneira mais conveniente e autêntica possível. Junte-se a nós para uma aventura que você lembrará para o resto da vida. Reserve sua viagem hoje mesmo e embarque na jornada dos seus sonhos com a Freeway Viagens!