Blog

Portal Flamenco Brasil e Freeway Viagens lançam projeto cultural ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia

por Rosane Queiroz · edição Andressa Rocha
Um roteiro no ritmo do Sul da Espanha e um calendário de eventos de flamenco no Brasil

¡Berço do flamenco, a região da Andaluzia, no Sul da Espanha, é um destino mágico!Visitantes de todas as partes do mundo viajam para essa região em busca de sua luz, suas cidades monumentais, seu sabor de sal e seu ritmo inconfundível. Para conhecer esse pedaço tão particular da Espanha, sem pressa e como tem de ser, a Freeway Viagens criou uma viagem única, inspirada nos passos do flamenco, que mistura música, dança, arte, arquitetura, gastronomia e, claro, os excelentes azeites e vinhos espanhóis.
A história e a arte flamenca harmonizam com o vinho e a comida nesta viagem que contempla a paixão pelo flamenco e um panorama cultural da Espanha capaz de despertar os cinco sentidos. Um roteiro que dá um baile nos similares, porque conta com a consultoria do Flamenco Brasil, o maior portal brasileiro sobre o tema. Declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2010, o flamenco tem suas raízes na Andaluzia, no final do século 18, e um de seus redutos em Sevilha. Ainda que não exista uma versão sustentável sobre sua origem, acredita-se que tenha surgido nos círculos ciganos, e seguiu mundo afora, por conta da mescla cultural que historicamente aconteceu ali. O nome Andaluzia vem do árabe “Al-Andalus”, que se refire às regiões que estiveram sob o domínio árabe entre 711 e 1492.

Para lançar o roteiro ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia, a Freeway Viagens e o Flamenco Brasil organizaram um calendário de eventos de flamenco, com duração de quatro meses (de agosto a novembro de 2015) a priori em cidades como São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Brasília para apresentar o destino Andaluzia, em ritmo de flamenco, com palestras, shows (tablados), degustações de tapas, vinhos e azeites.

Um projeto de conhecimento da arte flamenca, cultura, gastronomia, vinhos e o prazer de viajar que tem o objetivo alicerçar uma vitrine cultural afim de  disseminar os profissionais e grandes artistas  flamencos.

Estarão reunidos grandes nomes do flamenco no Brasil,  como a cantaora Elsa Maya, o guitarrista Conrado Gmeiner, os bailaores Miguel Alonso, Carolina Zanforlin, Lu Garcia, Talita Sanchez, Mariana Abreu, Beatriz Carrazza, Camila Monte, Vera Alejandra, entre outros. O projeto ainda conta com um cliclo especial de um dos grandes nomes do flamenco mundial, o  guitarrista e cantaor  brasileiro, Flavio Rodrigues que apresentará nuances de seu CD ” Anyway”.
O premiado flamencólogo  e  historiador  espanhol Juan Vergillos, escolas de flamenco como Villa Flamenca, Galpão da Dança, Cuadra Flamenca, entre outras, além de chefs, enólogos e restaurantes espanhóis, importadores de produtos da Espanha participam do projeto que tem apoio do Escritório de Turismo da Espanha no Brasil.

Sobre o destino e o roteiro

A Andaluzia é  hoje, a comunidade autônoma espanhola mais populosa, com mais de 8 milhões de habitantes. Seu clima ameno, na maior parte do ano, e sua fama flamenca a tornam um destino apaixonante e convidativo em todas as estações do ano, com cidades distintas em sua arquitetura, paisagem e gastronomia. Não por acaso, depois de desembarcar em Madri, o roteiro andaluz inicia em Sevilha, capital e maior cidade da região, às margens do rio Guadalquivir. “Sevilla tiene una cosa, que solo tiene Sevilla“, diz a letra de um cante. Com imensa riqueza cultural e patrimonial, Sevilla é a cidade das tapas, do flamenco, e parada essencial para mergulhar na Andaluzia profunda. À noite, o programa é bailar flamenco, com uma aula para iniciantes e iniciados, para depois desfrutar do um espetáculo em um tradicional tablado local. O encantamento continua em Jerez de la Frontera, de onde vem o famoso vinho Xerez, os belos cavalos e, mais uma vez, a força do flamenco.

A arquitetura da cidade é essencialmente influenciada por seu passado árabe e pontuada por tablados onde se pode sentir pulsando forte o ritmo das palmas, do cante, da guitarra e do sapateado.  Dali, o destino é a poética Cádiz, onde termina o Mediterrâneo e começa Oceano Atlântico. O vilarejo de casas brancas é rodeado de mar e emoldurado por montanhas. Cádiz foi o cenário do filme flamenco “Amor Brujo”, de Carlos Saura, e oferece uma gastronomia peculiar, com o famoso “pescadito frito” e receitas de frutos do mar.

Granada, por sua vez, esbanja riqueza histórica e abriga o precioso Palácio Alhambra, o ponto alto da famosa cidadela moura, patrimônio da Unesco. Córdoba, a última cidade andaluz do roteiro, impressiona com seu Centro Histórico que faz o visitante voltar um século no tempo, caminhando pela ruelas, e diante da Mesquita Catedral, com sua genial geometria de colunas e arcos. Baena, ao lado, merece uma escapada até uma fazenda de produção de azeites, com degustação, antes de retornar a Madri para el último trago no “Tablaito La Gloria”, um lugar especial para bailar e viver uma experiência flamenca única, ao lado de uma autêntica bailaora. A primeira partida para a Andaluzia, saindo de São Paulo, está programada para maio de 2016. Até lá, nos meses de agosto a novembro de 2015.

Sobre os eventos de flamenco no Brasil

De agosto a novembro de 2015, a Freeway Viagens e o Flamenco Brasil convidam o público para uma série de eventos: palestras gratuitas sobre viagem, gastronomia, vinhos, azeites acompanhados de shows de flamenco nas Livrarias Cultura de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e outras cidades a confirmar; espetáculos de cante e dança nos restaurantes La Bodeguita Española e Restaurante Fuentes em  São Paulo.O projeto ¡Olé! Caminhos e Sabores da Andaluzia  se instala no mês de  Setembro em Campinas na Livraria Cultura com apresentação de Lu Garcia  do Centro de Arte Flamenca  e Mariana Abreu, e no Teatro Castro Mendes no espetáculo Madres  igualmente com direção geral da bailaora Mariana Abreu do Estúdio Soniquete Arte Flamenca.

O primeiro grande evento vai acontecer no dia 27 de agosto, com a palestra “Quatro emoções do Flamenco” na Livraria Cultura do Shopping Bourbon, com o espanhol Juan Vergillos (http://vaivenesflamencos.com) e pocket show de flamenco. Juan Vergillos é formado em Filosofia, em Filologia Hispânica e em Gestalt Terapia, realizou seu doutorado em Literatura Espanhola.
Como Flamencólogo, foi Premio Nacional pela Crítica Flamenca da Cátedra de Flamencología de Jerez de la Frontera no ano de 2012. Também recebeu o Premio de Ensayo González Climent pela Fundación Gresol Cultural, Confederación Andaluza de Peñas Flamencas y Fundación FECAC em1998. Teremos como tema a tese de Juan Vergillos, de que cada um dos “palos” ou ritmos do Flamenco representaria uma das 4 emoções básicas do ser humano. Assim, vamos ouvir o Juan falando sobre o Flamenco, sua história e conteúdo emocional, e depois sentiremos esse ritmo no show com as bailaoras da Villa Flamenca, Beatriz Carrazza e Camila Monte, cante de Elsa Maya e Conrado Gmeiner na guitarra flamenca. Imperdível!

Dias 29 e 30 de agosto, estaremos em um lounge cultural delicioso com tema Flamenco e Andaluzia  no Festival Internacional de Flamenco em São José dos Campos. Ainda no sábado à 12 horas, no auditório da fundação, ofereceremos uma palestra sobre Andaluzia e seus Sabores abordando os azeites espanhóis.

Criado e realizado pela Escola de Dança Ana Guerrero e Talita Sanchez, o festival traz cursos nacionais e internacionais. Esse ano a atração é  grande bailaora espanhola La Choni, que ministra workshop internacional e apresenta  o espetáculo  “AROMAS DE SEVILLA”, no dia  30 de agosto às 18h no Cine Teatro Santana. Estaremos presentes no teatro com palestra sobre Andaluzia e Flamenco antes da apresentação de La Choni e convidados.

SAIBA MAIS !

Em breve, confira o calendário de eventos e o roteiro detalhado.

 

Sobre a Freeway Viagens

Referência em turismo sustentável e de alta qualidade no Brasil, a Freeway Viagens  é uma operadora de turismo criada há 31 anos por Edgar Werblowsky e Sonia Werblovsky. Pioneira em ecoturismo no país, possui um histórico de criação de grandes roteiros pelo Brasil, América do Sul e em todo o mundo. Levando em conta o melhor da natureza e da cultura de cada destino, a Freeway promove viagens de conhecimento, sempre com anfitriões ligados ao assunto para conduzir seus clientes, em viagens individuais ou em pequenos grupos.

Sobre o portal Flamenco Brasil 

O Flamenco Brasil  é um portal de informação especializado na cultura e na arte flamenca fundado por Andressa Rocha e Luiza Medeiros com participação fundamental da maestra Marilyn Mafra Klamt , formado por uma equipe de jornalistas, artistas e pesquisadores que disseminam informações, reportagens e eventos que envolvem esse universo. Lançado em 2009, o portal realiza a cobertura de eventos em todas as regiões do país, alcançando mais de 15 mil visualizações de páginas/mês. O portal reúne ainda perfis de artistas flamencos nacionais e internacionais, escolas e lojas ligadas ao tema, além de abordar a Espanha como um todo: sua história, sua gastronomia e a região da Andaluzia –o berço do flamenco.