Blog

Dicas culturais para a sua viagem para Lisboa

Sonha em viajar para Lisboa? Pois confira as nossas dicas culturais para que você aproveite toda arte, história da capital portuguesa.

Lisboa é a grande capital de Portugal, a mais populosa do país, mas que com todo o seu charme e arquitetura, consegue ser tão acolhedora como uma pequena cidade interiorana. 

Um dos destinos mais procurados e movimentados da Europa, o casulo de muitos artistas, por toda a sua diversidade cultural e o seu agito noturno, com restaurantes fantásticos, que proporcionam experiências marcantes.  

Uma das capitais europeias com o maior número de patrimônios culturais, são dezenas de museus e galerias com obras de extrema importância na História da Arte. Lisboa não para!

A Arte

A arte em Lisboa acontece de uma forma diferente, porque ela está na verdade espalhada por todos os lugares, a cidade respira isso. 

Desde os seus antigos edifícios teatrais, galerias, ateliês de artistas, livrarias, até toda decoração dos bares e cafés.

Sem falar no estilo de vida das pessoas, que trazem a cena da arte urbana para o cotidiano.

 

O Fado 

A música com certeza é o ingrediente especial de Lisboa, que conecta e alinha todos os ambientes em um só. Cria cenários mágicos, onde todos dançam e se divertem juntos. 

O Fado é o grande fenômeno musical da cidade, uma grande tradição portuguesa que circula por todos os cantos. 

A palavra derivada do latim, tem como significado o “destino”, sendo bem conveniente com os temas cantados em suas músicas, como a saudade, o amor e a despedida.

Em Lisboa há diversas casas de fado, onde os espetáculos acontecem normalmente durante a noite, no período do jantar. 

Geralmente não há nenhuma venda de ingresso para a entrada nas casas de fado, por isso os preços dos pratos são um pouco mais elevados do que o normal.

O Fado é composto por apenas um fadista, que é quem canta as músicas, e acompanhado pela viola, e a guitarra portuguesa.    

Os Cafés de Lisboa 

Se tem uma coisa que é forte e amarga em Lisboa, é a grande cultura do café. 

Há inclusive diversos nomes diferenciados para ele, como o pingado, garoto, bica, cortado, italiano, cortado, abatanado, ou curto. 

A cidade é repleta das mais diferenciadas cafeterias, que se tornaram um dos pontos turísticos mais queridinhos dos visitantes. 

São dos mais sofisticados aos mais populares, mas sempre com opções para todo o tipo de procura.   

Um dos mais famosos de Lisboa, é o “Café A Brasileira”, fundado em 1905, em um dos bairros mais movimentados da cidade. 

Assim, acabou transformando o local em um grande ponto de encontro de artistas e intelectuais, como o grande escritor português, Fernando Pessoa, conhecido por “bater cartão” neste Café.

 

Os Azulejos 

Nem só de telas vivem os artistas, mas também de azulejos. É isso mesmo, há uma grande cultura da arte em azulejos em Lisboa.

A arte em azulejos teve origem na Pérsia, mas acabou se espalhando também para a Península Ibérica, para os árabes e chegou em Portugal, onde floresceu e se tornou reconhecido e valorizado. 

Foi em Lisboa que a qualidade ganhou valores excepcionais, com diferentes formatos geométricos, imagens históricas e uma grande variedade de aplicações.

Pode-se encontrar a decoração pelas ruas, em casas, mansões, palácios, mosteiro, fábricas e no próprio museu do azulejo, que se concentra em um edifício do século XVI e retrata toda essa história.

Lugares que você precisa conhecer em sua viagem para Lisboa

Que Lisboa é uma cidade recheada de atrações não há dúvidas, são cafeterias, museus, restaurantes, galerias, concertos musicais e muito mais. Mas tem algumas atrações principais, que você não pode deixar de fazer: 

Torre de Belém: construída na era de ouro de Portugal, na época das grandes navegações. O objetivo era de proteger a cidade dos invasores. Ela está localizada às margens do Rio Tejo, onde se forma um lindo cenário para tirar muitas fotos. 

Teleférico: é um dos principais passeios turísticos da cidade, que está localizado no Parque das Nações, onde do alto se tem uma ótima vista de vários pontos incríveis de Lisboa. 

Castelo de São Jorge: é uma das construções mais antigas, feito com o propósito de proteger a cidade dos romanos. Carrega histórias de mais de 8 séculos de guerra. 

Oceanário: é o segundo maior oceanário do planeta, construído em 1998, para a Expo Mundial de Lisboa. São mais de 30 aquários, com mais de 500 espécies de animais marinhos de todo o mundo. 

Praça do Comércio: está situada onde era o antigo Palácio Real, que foi destruído pelo grande terremoto de 1755. E durante muito tempo, foi a grande porta de Lisboa para o comércio marítimo. Um ponto marcante da cidade, onde também se passam os famosos bondinhos na rua.  

 

Fernando Pessoa em Lisboa 

Não tem como não pensar em Lisboa, e não se lembrar de Fernando Pessoa, ou vice e versa. Há uma grande ligação entre esses dois nomes, e não é por acaso. 

Uma relação de amor, que se tornou poesia, literatura pura. E a Freeway não poderia deixar de criar um dos mais arrebatadores itinerários para viajantes literários!

É isso mesmo, uma viagem onde o espanto, a reflexão e o deslumbramento nos conduzem para inesgotáveis devaneios poéticos.

A vida e a obra de Fernando Pessoa em cada detalhe, pelas belas ruas de Lisboa. Quer saber mais sobre esse roteiro? Dá uma olhada na nossa viagem!

 

Viaje com a Freeway! 

A Freeway é uma empresa que realiza viagens em grupos conscientes, autoconhecimento, puro respeito a natureza e valorização cultural de cada destino traçado. Trabalhamos com guias profissionais preparados para atender a todas as suas necessidades de conhecimento e informação. 

Esperamos que a sua viagem seja proveitosa, divertida e de muita transformação. Vem com a gente. Aqui o seu sonho, também é nosso! Confira os nossos roteiros.