Depoimentos - Pantanal Sul voltar para depoimentos

Fernando Rodrigues Rosa

02/07/2015 - Boa tarde, Aderbal!
 
Gostei muito da viagem, do receptivo (o motorista Fernando nos traslados de Campo Grande até a fazenda e da fazenda até Campo Grande foi muito atencioso e pontual), dos guias locais (o argentino Augustín, que está estagiando na Xaraés, e o guia nativo, residente/ local, Marcelo, profundo conhecedor do ambiente pantaneiro, todos muito prestativos e atenciosos) e das cozinheiras que fizeram pratos típicos e caseiros deliciosos. Quanto à hospedagem, ficamos em quarto rústico à beira do rio e protegido por telas anti-mosquito; o quarto era bem confortável e arejado.
 
Os passeios foram bem agradáveis, com várias opções disponíveis (safári - diurno e noturno, focagem noturna, caminhada, trilha, pesca de piranha).Quando nós dissemos que não gostaríamos de fazer a cavalgada (por problemas de saúde e idade também), o guia Marcelo prontamente nos disponibilizou outro passeio no lugar da cavalgada (no caso, a pesca de piranhas na barranca do rio, que realizamos em duas oportunidades). A estrutura de lazer da fazenda também é muito boa, com tv a cabo e salão de jogos, os quais pudemos apreciar num dia em que choveu bastante e não fizemos passeios externos.
 
O único porém que gostaria de ressaltar é quanto à sauna: um dos motivos que nos levou a escolher a fazenda Xaraés, foi justamente ela possuir sauna em sua estrutura; qual não foi nossa surpresa quando perguntamos sobre a sauna e nos informaram que ela havia sido desativada "por falta de público" (!). Até aí, tudo bem, mas acho que a informação de sauna deveria, então, ser retirada do prospecto da fazenda, enviado por essa agência (estávamos achando que iríamos fazer os passeios e depois, quando estivéssemos cansados, poderíamos relaxar na sauna, o que não ocorreu, causando grande decepção). Quanto ao restante da estrutura (quadras poliesportivas, piscina, salão de jogos) não temos reclamação e chegamos, apesar do frio na maioria dos dias, a aproveitar a piscina num dia em que estava mais quente e com sol. Por último, com relação ao espaço de ginástica/ fitness citado também no prospecto, não chegamos a ver se ele existia, pois realmente não utilizamos esse serviço. 
 
Minha próxima viagem dos sonhos seria Macchu Picchu, no Peru, a misteiosa cidade inca.
 
Sem mais, atenciosamente,
 
Fernando Rodrigues Rosa