O Eclipse Solar Total no Chile - Santiago, La Serena e Atacama

12 dias

Santiago

Envie para o cliente voltar para o topo

Roteiro voltar para o topo

O Eclipse Solar Total no Chile e Atacama – com Ailson Dias da Silva Junior
Período: 29 de Junho a 10 de Julho de 2019

 

 

Nas praias de La Serena-Chile a Lua encobrirá completamente o Sol e o dia se tornará noite, ali ocorrerá em julho de 2019 um Eclipse Solar Total.

 

A duração da totalidade em La Serena será de 2min. Grande se comparado com outros países, em San Juan- Argentina a totalidade terá apenas 21 segundos.

A região de La Serena será o único lugar do Chile onde será vista a totalidade. No Atacama e em outras localidades, incluindo a Ilha de Páscoa, o eclipse será parcial. Assim como em alguns estados do Brasil. Em São Paulo apenas 25% do Sol será encoberto pela Lua, se a pessoa não ler algo sobre o Eclipse nem perceberá que está acontecendo.

 

Eclipses Solares são difíceis de serem vistos, quanto mais os totais. O próximo desse tipo visível do Estado de São Paulo ocorrerá apenas no ano de 2.113.

Nessa emocionante viagem ao Chile conheceremos o planetário de Santiago, visitaremos uma loja especializada em Telescópios, observaremos o núcleo da Galáxia e o céu do deserto do Atacama com os melhores telescópios, realizaremos uma aula de Reconhecimento do céu e constelações daquele país, além de conhecermos as maravilhas naturais do deserto. E claro, teremos o privilégio de contemplar o Eclipse Solar em sua totalidade.

Durante todos os dias do roteiro, em aulas e conversas, você poderá tirar suas dúvidas e aprender mais sobre Astronomia com o astrônomo Ailson Dias da Silva Junior.

Venha conosco nessa jornada de aprendizado da Astronomia e admiração dos fenômenos do céu e beleza da natureza.

“A Astronomia tem por fim fazer-nos conhecer o Universo onde nos encontramos e do qual fazemos parte.” (Jean Nicolini)

 

 

Assista esse video e sinta um pouco dessa emoção.

https://www.youtube.com/watch?v=G10m2ZZRH4U&t=2s

 

 

Dados do Eclipse em La Serena. Horário local.

Início da entrada da Lua sobrepondo o Sol: 15:22

Início da Totalidade: 16h38

Fim da Totalidade: 16h40

Fim do Eclipse: 17h46

 

 

Itinerário:

 

1º Dia – 29/06 - ... / SANTIAGO
Desembarque no aeroporto de Santiago, traslado por volta das 15hs para o hotel.

 

2º Dia – 30/06 - SANTIAGO – Planetario
Está localizado no centro histórico de Santiago, perto da Estação Ferroviária Central. Aberto ao público em geral aos sábados e domingos das 14:00 às 18:00. A visita dura cerca de 01 hora.

 

3º Dia – 01/07 - SANTIAGO – City Tour
Após o café da manhã, faremos um city tour pelos principais atrativos e prédios históricos de Santiago como Catedral, Cerro Sta Lucia, Plaza de Armas, Palácio Presidencial, Cerro San Cristobal, Parque O’Higgins, Mercado Municipal, entre outros.
No retorno do city tour, visitaremos uma loja de telescópios. https://telescopioschile.cl/home
Telescópios Chile

 

4º Dia – 02/07 – SANTIAGO / LA SERENA / SANTIAGO
Saída na madrugada do hotel, por volta das 00:30 / 01:00, com destino com destino a La Serena. Chegada pela manhã, e procuraremos o melhor local dentro de La Serena para avistar o eclipse. No inicio da noite, saímos com destino a Santiago (Aproximadamente 6 horas), chegada e acomodação no hotel.

 

5º Dia – 03/07 – SANTIAGO – Dia livre
Café da manhã e dia livre em Santiago para atividades opcionais.

 

6º Dia – 04/07 – SANTIAGO / CALAMA / SAN PEDRO DE ATACAMA
Em horário apropriado, traslado para o aeroporto de Santiago para embarque com destino a Calama. Chegada ao aeroporto de Calama. Recepção e traslado a San Pedro de Atacama (100 km).

 

7º Dia – 05/07 - SAN PEDRO DE ATACAMA - Tour Valle de la Luna, de la Muerte e Cordillera de Sal
Saída em excursão semi-privativa ao Valle de la Luna, Valle de la Muerte e Cordillera de Sal. Durante o tour faremos pequenas caminhadas para conhecer de perto a geologia da região. Na Grand Duna, veremos o pôr-do-sol e a mudança de cores da cordilheira.

 

8º Dia – 06/07 - SAN PEDRO DE ATACAMA - Salar de Atacama, Toconao, Vale de Jeré, Socaire, Lagoas Miscanti e Meñiques
Após o café da manhã, saída em excursão semi-privativa de dia completo em direção ao Salar de Atacama, uma planície com quase 100 km de extensão, coberta de sal e onde afloram lagoas azuis repletas de flamingos. No caminho visitaremos a pequena vila de Toconao, toda construída em pedra vulcânica (liparita), com sua igreja e torre típicas. No Vale de Jeré faremos uma pequena caminhada por entre as áreas de cultivo em pleno deserto. Também conheceremos a vila de Socaire, no meio do trajeto que leva à Cordilheira dos Andes. Caminharemos pela cidade para visitar a igreja centenária e os terraços pré-incas de cultivo de quinoa nos arredores. Parada para almoço (incluido). Em seguida, subiremos ao alto da cordilheira onde, a 4.300 metros de altura, encontraremos duas deslumbrantes lagoas cercadas de vulcões, conhecidas como Miscanti e Meñiques.Em suas margens, aves fazem seus ninhos, sendo esse um ponto importante de nidificação dos Andes. No retorno seguiremos por uma estrada pavimentada com sal e visitaremos a Laguna Chaxar, no meio do Salar do Atacama. Ali poderemos observar de perto cristais de sal, afloramentos de água e uma rica fauna composta de flamingos e dezenas de outros pássaros. No final da tarde, retorno ao hotel.

 

9º Dia – 07/07 - SAN PEDRO DE ATACAMA – Projeto Alma
Dia para conhecer o projeto Alma.

 

* Mediante a disponibilidade .Vagas são limitadas.

 

10º Dia – 08/07 - SAN PEDRO DE ATACAMA - Tour Arqueológico / Laguna Cejar / Salar de Tebinquinche / Tour Astronomico
Pela manhã, Tour Arqueológico semi-privativo pelas ruínas da Aldeia de Tulor, um dos povoamentos mais antigos do Atacama com mais de 3 mil anos, e após essa visita, seguiremos a Pukara de Quitor, uma fortaleza atacamenha do século XII construída na encosta da uma montanha. Do alto da colina há um mirante com uma impressionante vista de toda a cidade e do Salar de Atacama. Nosso passeio termina nas Ruínas Incas de Catarpe. Retorno à cidade e almoço (não incluído). Na parte da tarde, sairemos em direção ao Salar de Atacama em veículo off-road em semi-privativo. Através de trilhas por dentro do salar (de carro) chegaremos à Laguna Cejar, uma lagoa salgada e de forte cor verde esmeralda cercada por cristais de sal. Devido à grande quantidade de sal em suas águas, pode-se flutuar com facilidade (Não é mais permitido o mergulho nesta lagoa). Após a visita à Laguna Cejar, continuaremos entrando no coração do salar até chegar aos "Ojos del Salar", duas lagoas enigmáticas. Lá, poderemos nadar em suas águas de intensa cor azul. Continuaremos entrando no salar até chegar ao nosso destino final - o Salar de Tebinquinche, incrível lagoa localizada no coração do imenso Salar de Atacama, lugar do mais espetacular entardecer que o deserto pode nos oferecer. Retorno ao hotel no final da tarde. Pernoite em San Pedro de Atacama.
A noite, saída em direção ao deserto onde um astrônomo nos explicará interessantes questões sobre as estrelas, constelações e galáxias com ajuda de um laser e potentes telescópios. Uma experiência fascinante! 

 

11º Dia – 09/07 - SAN PEDRO DE ATACAMA - Geisers del Tatio
Localizados na base do Vulcão Tatio (4.300 metros), este campo de gêiseres é considerado um dos mais importantes do mundo. São dezenas de buracos de onde são expelidas fumaça, lama e água fervente que chegam a 7 metros de altura. Este tour começa a partir das cinco da manhã em micro ônibus, pois é na exata hora do nascer do sol que os gêiseres alcançam sua maior atividade. O café da manhã será servido no local. Em seguida, iremos para o outro lado do campo, onde encontramos os três maiores gêiseres da região, com até 10 metros de diâmetro. Suas águas são recolhidas por canaletas e despejadas em uma piscina de pedras, onde poderemos tomar um delicioso banho termal. Às 10h, início do retorno a San Pedro, onde chegaremos por vota das 12h.
A tarde será dedicada a passeios leves pela cidade e ao descanso.

Atenção: Recomendamos o uso de roupas que aqueçam adequadamente pois neste passeio a altitude é de 4.300m e a temperatura pode chegar a -15ºC. Sugerimos o uso de gorro e luvas de lã, cachecol, meias quentes e jaquetas resistentes ao frio.

 

12º Dia – 10/07 - SAN PEDRO DE ATACAMA / CALAMA
Em horário apropriado, traslado ao aeroporto de Calama para embarque com destino a Santiago.

Saídas voltar para o topo

  • 29

    Jun

    2019

Preços voltar para o topo

# INVESTIMENTO

HOTELARIA – Opção 1:

 

CIDADE

HOTEL

SANTIAGO

Hotel Atton Las Condes – Apto Standard

SAN PEDRO DE ATACAMA

Hotel Tulor – Apto Standard

 

PREÇO POR PESSOA – Valores em dólares americanos

SOMENTE TERRESTRE

SINGLE

DUPLO

TRIPLO

4.060,00

3.300,00

3.110,00

         

 

#########################################################

 

HOTELARIA – Opção 2:

 

CIDADE

HOTEL

SANTIAGO

Hotel Atton Las Condes – Apto Standard

SAN PEDRO DE ATACAMA

Hotel Poblado / Kimal – Apto Standard

 

PREÇO POR PESSOA – Valores em dólares americanos

SOMENTE TERRESTRE

SINGLE

DUPLO

TRIPLO

4.180,00

3.450,00

3.210,00

         

 

  • Apto Triplo em Atacama, será acomodado no hotel Kimal

Inclui/Não Inclui voltar para o topo

Pacote Inclui:

 

  • Traslado Aeroporto Santiago / Hotel / Aeroporto Santiago (Sem Guia)
  • Traslado Santiago / La Serena / Santiago (Sem Guia)
  • Traslado Aeroporto Calama / San Pedro de Atacama / Aeroporto Calama (Sem Guia)
  • Acomodação por 05 noites em Santiago com café da manhã
  • Acomodação por 06 noites em San Pedro de Atacama com café da manhã;
  • 2 box Lanches em Santiago;
  • Passeios e Serviços conforme mencionados no itinerário;
  • Guias locais em espanhol durante passeios;
  • Acompanhamento do astrônomo Ailson Dias da Silva Junior;
  • Kit Viagem da Freeway – 1 brinde a sua escolha: http://www.freeway.tur.br/brindes;
  • Seguro Viagem Internacional – Intermac, Cobertura Prata (Consulte suplemento para maiores de 75 anos);
  • Assistência para embarque no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos (para passageiros que emitirem o aéreo com a Freeway).

 

Não inclui:

 

  • Passagens Aéreas;
  • Extras de caráter pessoal;
  • Refeições não mencionadas;
  • Gorjetas;
  • Ingresso nos atrativos
  • Qualquer item não mencionado como incluído.

 

 

Ingressos e entradas: 

Valle de la Luna: USD 7,00

Salar de Atacama e Lagoas Miscanti e Meñiques: USD 10,00

Laguna Cejar: USD 25,00

Tour arqueológico: USD 10,00

Geisers del Tatio: USD 15,00

 

 

Observações voltar para o topo

Formas de Pagamento:

 

  • No Cheque: Em até 8 vezes iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes;
  • No Cartão: Entrada de 30% (depósito ou cheque) + 5 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners;
  • No Boleto Bancário: Entrada de 20% (dinheiro ou transferência) + 8 vezes iguais sem juros;
  • Pagamento à vista (depósito ou cheque): 3% de desconto.

 

Documentação necessária – Para Brasileiros:

 

  • Carteira de identidade em bom estado de conservação e com foto parecida com fisionomia atual ou passaporte válido. 

 

Para sua tranquilidade, providencie a documentação com antecedência. Menores de 18 anos que não estejam acompanhados de pai e mãe, devem obrigatoriamente ter autorização com firma reconhecida daquele que não está presente no embarque. A documentação é de inteira responsabilidade do passageiro.

 

Condições de Cancelamento e Gerais:

De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.

 

 

RAPIDINHAS DO ATACAMA:

 

Localização: Com 200 km², o Deserto de Atacama situa-se no norte do Chile, entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes. A cidade de San Pedro de Atacama é a melhor base para conhecer o deserto.

 

SAN PEDRO DE ATACAMA

 

Localização: Situada a 1.680 km de Santiago e a 115 km da cidade de Calama.

Aeroporto mais próximo: El Loa, na cidade de Calama. 

População: 5.000 habitantes

Idioma oficial: Espanhol 

Moeda: Peso Chileno

Economia: Pastoreio, agricultura tradicional e turismo.

Geografia: A cidade de San Pedro de Atacama está a 2.438 metros acima do nível do mar. Encontra-se na zona norte do Deserto de Atacama, o mais seco do mundo, rodeada por cadeias montanhosas. 

Clima: San Pedro de Atacama tem um clima desértico de montanha, caracterizado por mudanças bruscas de temperatura, ventos fortes, grande radiação solar e chuvas escassas. A temperatura no verão (de dezembro a fevereiro) é de 30°C durante o dia e 16°C durante a noite. No inverno (de junho a agosto) a temperatura é de aproximadamente 22°C durante o dia e 4°C durante a noite.

Fuso horário: - 1 hora (em relação ao horário de Brasília)

Religião: 90% da população é católica

Código telefônico: (56 55) Chile 56 + San Pedro de Atacama 55 

Eletricidade: 220V

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQÜENTES:

 

- Segurança/Perigos: San Pedro de Atacama é considerada uma cidade bastante segura.

- Arquitetura: Por determinação da municipalidade de San Pedro de Atacama, as construções preservam a arquitetura típica em adobe, método que mantém a parte interna das habitações na temperatura adequada ao clima, ou seja, preserva a temperatura interna quente nos dias de frio e refrescante nos dias de calor. 
- Vacinas: Certificado internacional de vacina contra febre amarela 

- Imigração: Como turistas, brasileiros podem ficar até 90 dias no Chile. Ao chegar lá, você precisará comprovar que tem uma passagem de saída do país. 

- Documentação: Carteira de identidade em bom estado de conservação e com foto parecida com fisionomia atual, ou passaporte válido (apenas estes documentos são aceitos)

- Vistos: Não é exigido nenhum tipo de visto para brasileiros.

- Bagagem: São permitidos 20 kg por passageiro além da bagagem de mão. 

- O que levar: É necessário levar agasalhos e também roupas leves, tanto para enfrentar temperaturas a 28ºC durante o dia, quanto 2ºC durante a noite. Para os passeios, um par de tênis ou bota de caminhadas, chapéu ou boné, máquina fotográfica, lanterna pequena, toalha pequena para os passeios, repelente, cantil, short ou bermuda, maiô/biquíni/sunga, mochila pequena para os passeios. A região é muito seca, leve também cremes hidratantes, protetor solar, protetor labial, óculos de sol e lenço para se proteger da poeira.

- Dificuldade física: Para visitar a maioria dos atrativos durante as excursões não é necessário preparo físico, eles são acessíveis a qualquer pessoa em condições normais. Já para as caminhadas mais longas ou para subir em algum vulcão é necessário certo preparo físico e disposição. 

- Crianças: Indica-se o roteiro para crianças acima dos 10 anos de idade, que tenham interesse por natureza, cultura e aventura.

- Tempo de antecedência para reservar: As reservas estão sujeitas às disponibilidades tanto na parte aérea quanto terrestre. Os meses de alta temporada (férias de julho e férias de verão) são os meses de maior ocupação. Além disso, nos meses de outubro e novembro também há mais dificuldade quanto à disponibilidade. O ideal é reservar sempre com antecedência. 

- O que vestir: Nos passeios use roupas confortáveis que facilitem os movimentos, calçado adequado (tênis/bota para trilha e caminhada). Vista roupa leve debaixo do agasalho, boné ou chapéu e óculos escuros. Não se esqueça do protetor solar.

- Quando ir: O Deserto de Atacama pode ser visitado durante todo ano. São 330 dias de sol por ano!

 

Anfitriões voltar para o topo

Ailson Dias da Silva Junior

Possui formação em Pedagogia e em Geociências e Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo/USP. No ano de 2010, integrou a equipe de mediadores de ensino do Parque Cientec – USP, onde acompanhou escolas púbicas e particulares em atividades de astronomia, física e meio ambiente. Em 2015 trabalhou na Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e no Planetário do Ibirapuera com o atendimento ao público em atividades de observações noturnas e diurnas dos astros e ministrou palestras de divulgação científica para a comunidade. Na instituição também foi um dos criadores das sessões do planetário. Em outras empresas do mesmo ramo, foi responsável pelo treinamento de monitores quanto ao reconhecimento do céu noturno e a montagem de telescópios. Atualmente é educador e idealizador da empresa Fýsi onde oferece palestras, oficinas e cursos para a capacitação de professores na área de ciências da natureza.

Entre em contato!

RESERVE OU TIRE SUAS DÚVIDAS - Ligue para 11 5088-0999 ou preencha o formulário abaixo: